CRADLE OF FILTH

CRADLE OF FILTH: Voltam ao estúdio para gravar novo material com influências “old school”

Após terem terminado mais uma bem sucedida digressão europeia, os CRADLE OF FILTH estão finalmente de regresso ao estúdio.

Há vários meses que andamos a antecipar o novo álbum dos CRADLE OF FILTH e agora, depois de uma pausa nas sessões de gravação para levarem a cabo mais uma muito bem sucedida digressão europeia, os músicos liderados por Dani Filth voltaram por fim ao estúdio terminarem finalmente aquele que será o seu primeiro registo a contar com o guitarrista Donny Burbage e a teclista Zoe Marie Federoff, que se juntaram ao grupo para substituir Richard Shaw e Anabelle Iratni em 2022.

Segundo uma nova publicação de Zoe Marie Federoff nas suas redes sociais, o disco tem vibrações que trazem à memória os clássicos «Dusk And Her Embrace» e «Midian», o que significa que os CRADLE OF FILTH podem muito bem estar a piscar o olho ao passado no sucessor de «Existence Is Futile», de 2021. O que, convenhamos, acaba por ser ainda mais interessante se tivermos em conta que o Ed Sheeran tem uma participação especial num destes temas.

Estou muito cansada, mas muito satisfeita após o primeiro dia de estúdio para o novo álbum dos Cradle Of Filth”, escreve Federoff na publicação que podes ver na íntegra em baixo. “Concordo completamente com a opinião do Dani quando diz que este material tem uma vibração muito Dusk / Midian. Estes novos temas soam incrivelmente emocionantes, dinâmicos e envolventes – de momento não posso dizer mais nada, a não ser preparem-se para ser surpreendidos por um conjunto de bangers!”.

Como noticiado anteriormente, os britânicos CRADLE OF FILTH já começaram a gravar o sucessor do álbum «Existence Is Futile», que foi editado em 2021, há uns meses, mas os fãs da banda ainda vão ter de esperar um tempo até o poderem ouvir na totalidade. Numa nova entrevista com Pełna Kulturka, Dani Filth explicou que conflitos de agenda e o facto do produtor do álbum ter sido pai recentemente contribuíram para um ligeiro atraso no processo e diz que o novo disco só deverá ser editado daqui a aproximadamente um ano.

É verdade que começámos a gravar em Julho, mas também temos estado muito ocupados“, disse o cantor e líder dos CRADLE OF FILTH. “Fizemos muitos festivais de Verão, tivemos as nossas férias anuais e depois estive ausente algumas semanas a gravar em Los Angeles. Como tínhamos alguns concertos na América do Sul, acabámos por fazer uma digressão americana completa com os DevilDriver. Quando voltámos, estive mais umas semanas no estúdio a trabalhar em ideias e a preparar tudo para começar a gravar as vozes e… Bem, o nosso produtor foi pai e, desde Novembro, não fizemos mais nada“.

Agora, vamos voltar, mas só temos algumas semanas para trabalhar porque depois vamos para a estrada de novo“, continuou o Sr. Filth. “O álbum vai demorar um pouco mais do que o normal porque estamos a fazer muitas digressões também. Esperamos lançá-lo até o final do ano e vai ser algo em grande para nós. Acho que vai surpreender muita gente, mas isso não significa necessariamente que seja um disco comercial. Na verdade, é muito pesado. Nos últimos anos, acabámos por melhorar muito o jogo como banda e demos um enorme passo adiante em direcção ao futuro em relação ao nosso disco anterior.

Depois, claro, veio a conversa sobre a tão esperada colaboração entre os CRADLE OF FILTH e a estrela da pop ED SHEERAN, com Filth a revelar que o lançamento do single como uma acção de caridade foi posta de parte e que, afinal, o tema será incluído no novo álbum. “Bem, uma das surpresas, que já não é assim tanto uma surpresa, é que temos uma música com o Ed Sheeran como convidado”, disse Dani. “Afinal, vai fazer parte do álbum. As pessoas que já a ouviram, adoraram. Mas é o que vocês imaginam: é Cradle Of Filth e é Ed Sheeran. Parece Ed Sheeran, e parece Cradle Of Filth. Tem um blastbeat e tudo“.

Ainda antes do final da conversa, o músico britânico afirmou ainda que o primeiro single de avanço para o álbum deve ser lançado “provavelmente por volta de Setembro ou Outubro”, mas não especificou se o tema será o que gravaram com Sheeran. Podes ouvir a entrevista na íntegra em baixo.