O guitarrista Christopher Amott anunciou a sua saída dos DARK TRANQUILLITY. Amott, de 45 anos, que foi membro fundador dos ARCH ENEMY ao lado do seu irmão Michael Amott, juntou-se oficialmente aos DARK TRANQUILLITY em 2020, depois ter acompanhado a banda ao vivo desde 2017. No final da noite de ontem, sábado, dia 22 de Julho, o músico divulgou a seguinte declaração por através das suas redes sociais: “Olá a todos. Tomei a decisão de deixar os DARK TRANQUILLITY. Não há qualquer animosidade entre nós, mas está na hora de me concentrar em algumas músicas novas das quais tenho muito orgulho! Gostaria de agradecer ao pessoal da banda (e aos fãs!) por todos os anos de óptimos concertos e desejo-lhes o melhor para o futuro. Vejo-vos em breve!“. Entretanto, a banda também já comentou a saída de Amott, dizendo que recrutaram o guitarrista Joey Concepcion (ex-THE ABSENCE, SANCTUARY e ARMAGEDDON) para os acompanhar nos próximos compromissos ao vivo.
“Estamos tristes por anunciar que o Chris Amott decidiu deixar-nos para seguir o seu próprio caminho musical“, dizem os DARK TRANQUILLITY sobre a saída de Amott. “Foi uma honra e um prazer tocar com ele e estamos a separar-nos amigavelmente. Para substituí-lo num futuro próximo, vamos ter o incrível Joey Concepcion, que se vai juntar a nós durante o resto do Verão. A nossa missão permanece a mesma, queremos explorar a melancolia que se aproxima da raiva. Esse é o caminho que temos forjado com todos os membros dos Dark Tranquillity — no passado e no presente. E é verdade que pode haver alguns novos rostos em palco, mas na nossa família extensa, muitas coisas mantêm-se na mesma. O Niklas Sundin continua a definir a nossa tonalidade visual e o Martin Henriksson ainda é o nosso manager. A nossa próxima tarefa é gravar o 13º álbum dos Dark Tranquillity no Outono. Estamos muito empolgados com os temas e mal podemos esperar para mostrá-los a todos vocês.“
Há dois anos, os DARK TRANQUILLITY tinham-se separado do baterista Anders Jivarp e do baixista Anders Iwers. Jivarp era um dos elementos fundadores do grupo e tocou em todos os seus lançamentos até o momento. Iwers, por seu lado, juntou-seà banda em 2016 e tocou nos dois últimos álbuns, «Atoma» e «Moment», de 2016 e 2020. Nas tours mais recentes, Jivarp e Iwers foram substituídos por Joakim Strandberg Nilsson (dos IN MOURNING, WOLVES WITHIN) e por Christian Jansson (dos GRAND CADAVER, PAGANDOM), respectivamente. O último álbum dos DARK TRANQUILLITY, «Moment», foi lançado em Novembro de 2020.