CANNIBAL CORPSE:
Tudo o que se sabe sobre o bizarro caso de O’Brien

Já há mais detalhes adicionais em torno da bizarra notícia divulgada originalmente há dois dias [aqui], e com mais desenvolvimentos ontem [aqui], de que o guitarrista dos CANNIBAL CORPSE, Patrick “Pat” O’Brien, foi preso e acusado de roubo e invasão a uma residência ocupada com agressão e ataque agravado contra um agente da autoridade.

Fazendo um resumo das peripécias protagonizadas pelo músico que em tempos fez parte dos NEVERMORE, os bombeiros foram chamados à casa de O’Brien, em Northdale, na Florida, para combater um enorme incêndio, que se poderia ter tornado letal devido a várias explosões provocadas por munições que estavam dentro da residência e foram atingidas pelo fogo. As autoridades dizem que havia dois lança-chamas de estilo militar dentro de casa, tornando a sua tarefa ainda mais difícil. O Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) está agora a investigar a ocorrência.

Estranho? Muito, de facto, mas o caso ganha proporções ainda mais bizarras porque, enquanto os bombeiros lutavam para apagar o incêndio apesar das explosões, O’Brien invadiu uma casa nas proximidades. Lá dentro estavam duas pessoas, mas o músico ignorou as ordens de saída dos residentes, empurrou uma mulher para o chão e, de seguida, escondeu-se no quintal. As autoridades acabaram eventualmente por subjugar O’Brien com um taser, depois que ele se ter dirigido a eles com uma faca na mão.

Nas últimas 24 horas horas ficámos a conhecer mais detalhes sobre o incêndio e a invasão de propriedade através da ABC Action News. Entrevistado pelo canal televisivo, o dono da casa disse que O’Brien falou com ele sobre “o arrebatamento” e afirmou que “alguém estava atrás dele“, acrescentado achar que o músico estava “a alucinar” e que, a dado momento, se escondeu num armário. O 16311 da Norwood Dr., a casa de O’Brien, fica a menos de meio quilómetro de distância doo 4372 da Windflower Circle, onde o músico forçou a entrada e foi posteriormente preso.

Atravessando o Northdale Golf & Tennis Club a pé (o que parece ser o que O’Brien fez nesta ocasião), a distância é ainda menor. Aqui está uma renderização do Google Maps dos dois locais [via ABC Action News]:

Nos dias que antecederam a sua prisão, os vizinhos não notaram nada de estranho no comportamento do guitarrista dos CANNIBAL CORPSE. O’Brien parecia ser “exactamente como qualquer outro vizinho comum“, disse uma pessoa que mora na mesma rua ao 10 News WTSP (vídeo em abaixo). “Saia do carro, ia directo para a casa. Era basicamente isso. Aqui ninguém incomoda ninguém, a maioria das pessoas obedece ao provérbio ‘boas cercas fazem bons vizinhos’. Quer dizer, é simplesmente uma loucura que algo assim tenha acontecido tão perto de casa“.

No estado da Florida, os dois crimes de que Pat O’Brien é acusado são considerados crimes de primeiro grau. No caso do ataque agravado a um oficial de justiça, a pena pode ir até trinta anos de prisão; a acusação de invasão de uma residência ocupada com agressão é ainda mais grave, já que implica uma multa de até US $10.000 e, no pior dos casos, uma sentença vitalícia.

O músico foi apresentado, envergando um colete anti-suicídio, com as mãos e os tornozelos acorrentados, ao tribunal pela primeira vez na manhã de terça-feira, 11 de Dezembro. Um juiz do condado de Hillsborough disse ao músico de 53 anos, que deve passar primeiro por um teste de drogas antes de ter permissão para pagar fiança estabelecida em $50.000 que lhe permitirá aguardar julgamento fora da prisão.

Os CANNIBAL CORPSE e a sua editora, a Metal Blade Records, ainda não emitiram qualquer declaração. Na segunda-feira, a banda foi anunciada para as próximas datas da digressão norte-americana de despedida dos SLAYER.