CANNIBAL CORPSE

CANNIBAL CORPSE: Ao vivo no lendário The Stone, em São Francisco, 1993 [vídeo]

O «Tomb Of The Mutilated», dos CANNIBAL CORPSE, faz hoje anos! Uma excelente desculpa para recordarmos esta actuação demolidora poucos meses depois do lançamento original do disco, a 22 de Setembro de 1992.

CANNIBAL CORPSE, Março de 1993. O quinteto na altura formado por Chris Barnes na voz, Rob Barrett e Jack Owen nas guitarras, Alex Webster no baixo e Paul Mazurkiewicz na bateria tinha lançado o icónico «Tomb Of The Mutilated» cerca de seis meses antes e, sabendo disso ou não na altura, tinham acabado de cimentar a sua posição como uma das bandas de death metal mais importantes de todos os tempos. Exemplos disso?

Pois bem, temos esta gravação de quatro temas, cortesia de Jesse Davis da Davis Video Creations, executados de forma brutal no lendário The Stone, em São Francisco. «Buried In The Backyard», «Hammer Smashed Face», «Vomit The Soul» e «Edible Autopsy» constituem um testemunho muito valoroso de uma época que já não volta e do qual, até há pouco tempo, tinha sido mostrado apenas um pequeno fragmento no DVD «Centuries Of Torment».

Coincidentemente, hoje, sexta-feira, 22 de Setembro, os CANNIBAL CORPSE editaram o seu novo álbum, intitulado «Chaos Horrific», via Metal Blade Records. Escrito logo depois da conclusão das gravações do muito aplaudido «Violence Unimagined», que foi lançado a 16 de Abril de 2021, este mais recente LP dá início a um novo capítulo num legado histórico, mas conserva ecos óbvios desse álbum. “Para mim, este disco parece uma espécie de continuação do «Violence Unimagined»“, confirma o baixista Alex Webster.

O guitarrista Rob Barrett, por seu lado, acrescenta: “Acho que as composições já progrediram tanto que estamos um patamar em que cada tema abre o seu próprio caminho, seja de forma mais directa ou mais técnica. Neste álbum há canções que são uma mistura de ambos, por isso não há uma ideia preconcebida de que queiramos ser mais técnicos ou seja o que for. No caso dos Cannibal Corpse, a música segue o seu próprio curso.

Os CANNIBAL CORPSE têm estado na vanguarda do death metal desde 1988 e têm ajudado sempre a (re)definir e a moldar o género ao longo do seu percurso. Em 2021, os músicos elevaram a fasquia novamente com o lançamento de «Violence Unimagined» e em 2023, o ano em que celebram 35 anos de carreira, voltam à carga com o seu sucessor, o igualmente monstruoso «Chaos Horrific».