Ontem à noite, os BEHEMOTH tranformaram-se na primeira banda de metal a tocar na Philharmonie De Paris e tocaram um alinhamento de “tesouros obscuros” e raridades.
Corria ainda o mês de Dezembro de 2023, quando os titãs polacos BEHEMOTH anunciaram um “ritual” muito especial a decorrer em Abril deste ano. Apropriadamente baptizado Outliving Christ, este novo livestream, transmitido em directo a partir da Grande Salle da Orquestra Filarmónica de Paris, prometia desenterrar uma série de “tesouros obscuros e hinos esquecidos” das suas três décadas de reinado no universo da selvajaria sonora mais obscura.
“Estamos a planear um concerto muito especial com músicas raras do nosso fundo de catálogo e estamos ansiosos para adicionar sal aos estigmas enquanto celebramos o nosso Outliving Christ!”, declarou a banda num comunicado que anunciava o evento a decorrer no dia 30 de Abril de 2024.
Pois bem, ontem à noite, os BEHEMOTH transformaram-se na primeira banda de música extrema a tocar na Philharmonie de Paris e o espectáculo, que contou também com os REGARDE LES HOMMES TOMBER como suporte, revelou-e verdadeiramente especial. “Legiões! Chegou finalmente o dia!!!“, escreveram os músicos nas redes sociais antes de subiram ao palco. “Preparámos um alinhamento muito especial de comemoração a este evento histórico e aos 33 anos dos Behemoth!“.
Apoiados num alinhamento que abrangeu toda a carreira da banda liderada por Nergal, a actuação foi transmitida na íntegra pelo ARTE Concert e, caso tenhas perdido o directo, no player em cima já podes conferir-la em toda a sua glória blasfema. Entre “clássicos” e temas mais obscuros, destaca-se o facto de terem começado pela primeira vez um concerto com a «Once Upon A Pale Horse» e o facto de terem tocado pela primeira vez em muito tempo temas como «Demigod», «From the Pagan Vastlands», «Lasy Pomorza» e «Messe Noire».
Numa entrevista recente ao podcast ‘Everblack’, realizada durante a segunda data do festival itinerante Good Things, que decorreu em Brisbane, na Austrália, Adam “Nergal” Darski, o vocalista dos BEHEMOTH, falou sobre os seus planos para o próximo ano. “Bem, vou focar-me principalmente nos BEHEMOTH”, disse o músico polaco. “Vou fazer uma pequena digressão com os ME AND THAT MAN no final de Março e início de abril, e é isso. O resto vai ser totalmente dedicado aos BEHEMOTH“.
O 12.º álbum de estúdio dos BEHEMOTH, «Opvs Contra Natvram», foi lançado em Setembro de 2022. O LP foi previamente descrito em comunicado de imprensa como “um lembrete da rebelião, individualidade e expressão inabalável que o trabalho fenomenal dos BEHEMOTH traz, moldado por uma visão literária do mundo“.