Também conhecidos como “os mais famosos violoncelistas do metal”, os APOCALYPTICA regressam a Portugal para uma actuação muito especial.
A promotora House Of Fun, acaba de anunciar um regresso a Portugal dos finlandeses APOCALYPTICA para um espectáculo único, marcado no LAV – Lisboa Ao Vivo, a 17 de Novembro. Para esta ocasião, a banda está a preparar-se para um regresso às origens com uma digressão apelidada Plays Metallica Vol. 2, que parte do ponto em que o clássico «Plays Metallica By Four Cellos», que os colocou no mapa em 1996, tinha deixado os fãs.
“É verdade, decidimos chamar à próxima digressão ‘Plays Metallica Vol. 2’. Podermos partilhar o nosso amor pela música dos METALLICA com o público ao vivo sempre foi e, certamente, será uma experiência absolutamente mágica! Desta vez, os concertos vão estar ao próximo nível. Mal podemos esperar para voltar à entrada e partilhar a diversão com todos vocês!“, dizem os APOCALYPTICA num comunicado à imprensa. “A venda pública de ingressos começa na sexta-feira, 23 de fevereiro. No entanto, os nossos membros do Patreon já podem adquiri-los. Como foi tão divertido no Brasil e no México, ofereceremos upgrades aos ingressos regulares, incluindo Meet & Greets, além de algumas guloseimas.”
“É incrível pensar que, após estes anos todos, a nossa homenagem aos Metallica continua a ser vista como um marco tão importante para as pessoas”, acrescenta Eicca Toppinen, o líder dos APOCALYPTICA. “Poder partilhar o nosso grande amor pela música dos Metallica com o público continua a ser uma experiência absolutamente mágica“.
Quando surgiram “em cena”, corria o ano de 1996, os finlandeses APOCALYPTICA eram uma verdadeira anomalia. Se não um projecto impensável, um conceito meio inusitado para a grande maioria do público que tinham como alvo. Bem vistas as coisas, no entanto, mais estranho ainda é que, antes de Eicca Toppinen, Max Lilja, Antero Manninen e Paavo Lotjonen, quatro jovens roqueiros e violoncelistas com formação erudita, ninguém tivesse tido a brilhante ideia de fazer algo do mesmo género.
É certo e sabido que o heavy metal e a música clássica têm, desde sempre, mais em comum do que o melómano menos dado a extremismos gosta de admitir, por isso… A ideia de ver quatro músicos com formação clássica a fazerem versões de temas de heavy metal acabava por fazer todo o sentido. Neste caso, começaram por dar novas roupagens a originais dos METALLICA e, com o álbum de estreia «Plays Metallica By Four Cellos», encantaram plateias por esse mundo fora com as suas interpretações muito próprias de êxitos como «Enter Sandman», «Master of Puppets» e «The Unforgiven».
Entretanto já se passaram mais de duas décadas, os músicos alargaram o seu repertório a material dos Sepultura, Pantera e Faith No More, entre outros, começaram a compor os seus originais, mudaram de formação e, em álbuns como «Reflections», «Worlds Collide» ou «7th Symphony», encetaram uma série de colaborações muito bem sucedidas, com músicos tão respeitados como Dave Lombardo, Elyze Ryd e Joe Duplantier, entre outros.
Pelo caminho, enquanto desenvolveram uma identidade muito além da “banda de covers” glorificada pelo exotismo, conseguiram estabelecer-se também como um fenómeno de massas, subindo às tabelas de vendas e marcando presença nos palcos dos grandes festivais. Os bilhetes para o agora anunciado regresso dos APOCALYPTICA a Lisboa vão ser colocados à venda já na próxima sexta-feira, 23 Fevereiro, nos locais habituais e em houseoffun.pt