O AMPLIFEST 2021 acaba de ser adiado. “A decisão, inevitável, resulta da confluência de um conjunto de circunstâncias que tornam impossível a realização do Amplifest dentro do quadro de exigência e qualidade que a Amplificasom tem vindo a cimentar ao longo da sua década de existência“, dizem os responsáveis pelo evento num comunicado à imprensa. “Os sucessivos adiamentos de tours de bandas confirmadas para o evento, a ausência de alternativas em linha com a identidade de programação do evento, as incertezas sobre as regras a aplicar ao sector e sobre o desenvolvimento da pandemia são os pontos principais apontados pela organização para a tomada desta decisão. O Amplifest é um lugar de liberdade, uma experiência multi-sensorial onde as interações sociais e o espírito de celebração não podem ser sacrificados e, perante o actual cenário, não conseguimos assegurar que, em Outubro próximo, consigamos uma vez mais superar as expectativas e experiências propostas na edição de 2019“.
Nem tudo são notícias ristes, no entanto. Isto porque, em 2022, o AMPLIFEST vai, pela primeira vez na sua história, ocupar dois fins-de-semana. O primeiro, a ter lugar entre 7 e 9 de Outubro, respeitará, no possível, o alinhamento anunciado e esgotado para este ano. Confirmados estão jáos AMENRA, CASPIAN, CULT OF LUNA, ELDER, HOLY FAWN, IRIST, JO QUAIL, ORANSSI PAZUZU, PALLBEARER e TELEPATHY. A novidade, o segundo fim semana, entre os dias 13 e 15 de Outubro, também no Hard Club do Porto, conta com uma confirmação de peso: o regresso, em data única em Portugal, dos GODSPEED YOU! BLACK EMPEROR. No que toca a bilhetes, a Amplificasom dará um período de 14 dias úteis para pedidos de devolução a todos os portadores de bilhetes para a edição 2021. A mesma deverá ser feita, de 11 a 28 de outubro de 2021, através da See Tickets.
Além disso, os portadores de bilhetes para a edição 2021 que pretendam fazer transitar o mesmo para 2022 não terão de fazer nada, ficando o bilhete automaticamente válido para o primeiro fim-de-semana de programação, ou seja, o FDS1. Aos portadores de bilhetes para a edição de 2021 do festival que decidam mantê-lo será dada ainda a possibilidade de compra de bilhetes para o FDS2 a um preço promocional de 90 euros, entre 15 de Junho a 15 de Agosto (sujeitos ao stock disponível). À venda hoje ficam também os passes para o FDS2 do Amplifest 2022, pelo valor de 115 euros aqui. Serão também disponibilizados, em número extremamente limitado, passes gerais para os dois fim-de-semana pelo valor de 205 euros. Novidades sobre a programação serão reveladas ao longo dos próximos meses. Mais informações no site do evento.