ALICE COOPER

AQUELA VERSÃO: ALICE COOPER e a imortal «School’s Out»

Para o Sr. ALICE COOPER, a escola nunca termina.

Entre 1964 e 1975, ALICE COOPER, ou Vince Furnier, fez-se acompanhar de um conjunto de músicos naquilo que designou com THE ALICE COOPER GROUP ou THE ALICE COOPER BAND. Ofuscados pelo protagonismo do vocalista, os nomes de Glen Buxton, guitarra solo, Michael Bruce, guitarra ritmo e teclas, Dennis Dunaway, baixo, e Neal Smith, bateria, só muito raramentesão mencionados. Porém, como unidade, o quinteto construiu do melhor que se pode encontrar no reportório do famoso shock rocker norte-americano.

Entre esse legado está «School’s Out», disco e tema, com a canção a ser uma das mais icónicas se sempre da carreira do cantor. Consta que a inspiração veio de uma pergunta feita ao próprio ALICE COOPER, “quais os três melhores minutos da tua vida?”, a que terá respondido:

Existem dois momentos durante o ano. Um é a manhã do dia de natal, em que te preparas para abrir os presentes. O outro são os últimos três minutos do último dia de escola, em que estás ali sentado com o rastilho a arder lentamente”. Segundo Cooper, foi a pensar nisso que falou com a sua banda, dizendo-lhes que se conseguissem capturar esses três minutos numa canção, ela seria “enorme”. E, de facto, assim aconteceu.

Único single do álbum homónimo, teve sucesso imediato. Para reforçar as vendas, a editora lançou mesmo uma edição diferente do habitual, em que a capa, com uma carteira escolar, abria de forma diferente. Algo similar foi reproduzido em 2021, a propósito do aniversário da edição original do disco. A banda acabaria por desintegrar-se, mas o artista prosseguiu a sua carreira e nunca deixou de tocar o tema ao vivo, por vezes com convidados, como aconteceu num Rock In Rio, com Joe Perry , dos AEROSMITH, na guitarra.

Ou, no mesmo festival, mas agora integrado no super grupo HOLLYWOOD VAMPIRES e com Andreas Kisser, dos SEPULTURA, como convidado. Com o passar dos anos surgiu até um novo tema com a temática da escola: «Another Brick In The Wall», dos PINK FLOYD, curiosamente também produzida por Bob Ezrin, que trabalha regularmente com Cooper. Talvez pela temática, talvez pelo produtor em comum, é normal Cooper integrar os dois temas num medley.

Rapidamente popularizada, a canção foi alvo de diversas versões ainda nos anos 80, começando com os GRAVE DIGGER no álbum «Witchhunter», de 1985. O mesmo se passaria no ano seguinte, desta vez com os suíços KROKUS, em «Change Of Address». Nesse mesmo ano, a abordagem dos ALIEN SEX FIEND ao tema só muito dificilmente poderia soar mais estranha.

Por seu lado, já em 1998, os SOUL ASYLUM aplicariam a sua visão formatada do grunge ao original numa banda-sonora e Dave Mustaine escolheria o tema para figurar num disco de homenagem a Cooper, de 1999. Ocasionalmente, a música recebe uma versão pelos próprios MEGADETH. Também em 1999, os SEVENDUST acabam, no entanto, por oferecer aquela que é, muito provavelmente, versão mais pesada e actualizada do tema.

O valor da música mereceu também um vídeo-clip e versão a cargo dos GWAR no disco «Beyond Hell» de 2006, mas a verdadeira energia sente-se no palco com Dave Grohl e os seus FOO FIGHTERS, com ou sem o próprio ALICE COOPER presente. Uma coisa é certa: «School’s Out» figurará para sempre como um dos maiores êxitos numa carreira com mais de cinco décadas de um dos artistas mais influentes no campo visual dentro do hard’n’heavy. Para o Sr. Cooper, a escola nunca termina.