A causa da morte de Alexi Laiho foi revelada. De acordo com a sua ex-colega de banda nos SINERGY, Kimberly Goss, com quem o músico ainda era legalmente casado na altura em que faleceu, o líder do CHILDREN OF BODOM morreu de “degeneração induzida pelo álcool do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas“. Além disso, segundo autópsia, Laiho tinha um cocktail de analgésicos, opioides e medicamentos a para insónia no organismo. Alexi Laiho faleceu tragicamente em Dezembro de 2020. O músico morreu na sua casa em Helsínquia, na Finlândia, aos 41 anos, tendo, segundo um comunicado de imprensa, “sofrido de problemas de saúde de longo prazo nos últimos anos”.
Nascido a 8 de Abril de 1979 em Espoo, Markku Uula Aleksi Laiho e o baterista Jaska Raatikainen fundaram os CHILDREN OF BODOM em 1993 e o grupo transformou-se num dos nomes do metal finlandês mais aclamados internacionalmente até ao seu último concerto em Dezembro de 2019. No ano passado, já depois de ter perdido o direito de usar legalmente o nome CHILDREN OF BODOM, o talentoso guitarrista e vocalista, que passou também pelos IMPALED NAZARENE, SYNERGY, THY SERPENT, HYPOCRISY e WARMEN, criou os BODOM AFTER MIDNIGHT, que gravaram três canções e filmaram um vídeo-clip, que provavelmente vai ser lançado postumamente. Detentor de um Metal Hammer Golden Gods e vários outros prémios a nível internacional, o guitarrista também foi a estrela e compositor principal de uma peça para concerto intitulada “100 Guitars From Hel”, tendo liderado um grupo de cem guitarristas no Festival de Helsínquia em 2015.
Recorde-se que, os BODOM AFTER MIDNIGHT, banda liderada pelo ex-guitarrista e vocalista dos CHILDREN OF BODOM, Alexi Laiho, vão lançar um EP, intitulado «Paint The Sky With Blood», no dia 23 de Abril via Napalm Records. O disco foi registado na Finlândia em 2020 e, supostamente, teria sido o início de um novo capítulo emocionante na carreira do músico, que faleceu a 29 de Dezembro último. Agora, este lançamento de três temas incorpora um significado totalmente novo, afirmando-se como uma sentida homenagem a um artista notável, que deixou para trás uma herança sonora excepcional. Segundo comunicado de imprensa, neste EP, que perfaz uns escassos 14 minutos, “a música carrega reminiscências dos primeiros tempos dos CHILDREN OF BODOM e adiciona-lhes influências modernas e emocionantes“. Curiosamente, o disco encerra com uma versão do clássico do death metal melódico «Where Dead Angels Lie», dos suecos DISSECTION.