Uma semana passou e contra todos os prognósticos, cá estamos de volta para mais um episódio desta lamentável rubrica. Uma semana, diga-se, pontuada por alguns equívocos. Até a coisa mais impensável aconteceu, que foi o meu caro colega Ricardo S. Amorim publicar uma lista – um top, imagine-se! – das suas escolhas de 2012. Se houvesse um movimento extremista anti-listas, estou seguro que ele seria presidente com mandato vitalício, pelo que esta publicação, versando sobre discos nacionais e internacionais, é tão surpreendente quanto absolutamente obrigatória de ser lida.
O outro equívoco foi naturalmente o Sporting ter voltado a ganhar um jogo, ganhando força a teoria de que o problema do clube não é a Direcção, nem tão pouco a inépcia do seu presidente Godinho Lopes, mas apenas e só o risco ao meio patenteado pelos seus diferentes treinadores. Paulo Bento deu o mote para um padrão adoptado por Domingos Paciência, Sá Pinto e até Franky Vercauteren seguiu essa tendência lusa, com nefastos resultados. O próprio Oceano, como é fácil de ver pelos resultados da sua fugaz passagem pelo comando técnico da equipa, terá sem sombra de dúvida um implícito risco ao meio, cabelo houvesse. Jesualdo Ferreira, com um penteado austeramente curto e homogéneo, já começou a facturar. Food for thought.
A outra explicação para a vitória do Sporting podia ter sido o assunto que efectivamente nos traz cá esta semana. Se ouvissem menos Gangnam Style e mais YOUWRETCH, até comiam a relva. Isto porque este quinteto do Minnesota, assume-se como uma das mais promissoras bandas do fundo do underground, surgindo como um excelente exemplo de cruzamento entre diversos estilos da música extrema. «Sympathy Of Wolves», editado em 2012 e disponível na base do paga-o-que-quiseres via Bandcamp, mistura hardcore, crust e sludge com uma aura negra, opressiva e agressiva como catalisador, não se inibindo de usar por mais de uma vez passagens mais atmosféricas que apenas aumentam a potência da fúria que as sucede. Apreciadores simultaneamente de Tragedy, Converge e Rosetta, por exemplo, sentir-se-ão em casa, influências que estão inegavelmente lá, embora seja a assinatura e identidade muito próprias que constituem o principal trunfo destes YOUWRETCH.
Outros coisas, esta semana, por aqui:
• «O Livro dos Homens Sem Luz», João Tordo
• «1Q84», Haruki Murakami
• Nasum, «Shift»
• Ancient VVisdom, «Deathlike»
• Verdun, «The Cosmic Escape Of Admiral Masuka»