ZAKK WYLDE

ZAKK WYLDE: Três momentos para mais tarde recordar [vídeos]

ZAKK WYLDE, um dos grandes heróis das seis cordas, faz hoje anos. Aqui, reunimos três momentos cruciais da sua carreira.

Zakk Wylde não ganhou a alcunha “Wylde” sem motivo e, ao longo das últimas décadas, forneceu ao mundo do metal e do rock alguns dos seus melhores riffs, solos, músicas e álbuns. Ao longo do caminho, também nos proporcionou alguns momentos inesquecíveis, sendo que hoje, para celebrar mais um aniversário do músico, reunimos três momentos cruciais da sua carreira, sempre pautada por um dos estilos mais distintos e facilmente reconhecíveis no rock pesado actual.

Como guitarrista principal de OZZY OSBOURNE, a liderar os BLACK LABEL SOCIETY ou os PRIDE & GLORY e a colaborar com uma lista interminável de músicos e banda, entre os quais se contam os regressados PANTERA, Wylde tem provado uma, outra e outra vez ser um dos músicos mais impressionantes e cativantes que já pegou uma guitarra.

Zakk junta-se a Slash para tocarem a «Voodoo Child», de Jimi Hendrix

Em 1991, Zakk Wylde começou um projecto aplaudido, mas de curta duração, a que chamou PRIDE & GLORY. Pois bem, durante um dos concertos que fez com a banda, Wylde convidou o guitarrista dos GUNS N’ ROSES para se juntar a ele em palco. A dupla de seis cordas tocou a icónica «Voodoo Child», de Jimi Hendrix, numa batalha de improvisação que se estendeu por mais de dez minutos frente a uma multidão barulhenta.

Ozzy dá o palco a Zakk em 1988

Os holofotes incidiram pela primeira vez em Wylde corria o ano 1987, depois de o jovem guitarrista enviar a sua demo de apresentação, em cassete!, a Ozzy Osbourne. O cantor britânico ficou impressionado o suficiente para ligar a Zakk e, posteriormente, para o convidar a substituir Jake E. Lee, tornando-se o segundo guitarrista de Ozzy após a trágica morte do lendário Randy Rhoads. No vídeo a que podes aceder no link em cima, um Wylde ainda sem aquela barba imensa, mostra uma prestação incrivelmente rápida — cegando completamente os fãs que tinham acabado de ser apresentados ao novo guitarrista de Ozzy.

Zakk Wylde toca a «Paranoid» com Ozzy

Depois do infeliz desfecho dos planos de digressão que os BLACK SABBATH tinham traçado para 2012, o vocalista da banda, OZZY, embarcou numa digressão denominada Ozzy and Friends por toda a Europa para que os fãs ainda pudessem ter um gostinho parcial da lendária banda de Birmingham. Foram muitos os convidados especiais que subiram a palco durante a rota, incluindo Zakk Wylde, que desfiou esta versão irrepreensível do clássico «Paranoid», adicionando as suas próprias nuances ao tema.