O tema faz parte de «No Stars To Guide Me: 30 Years Of WHVN», um LP retrospectivo que chega em Dezembro e celebra três décadas de WILL HAVEN.
OS WILL HAVEN podem ser mais conhecidos pelos seus laços profundos aos DEFTONES — Chino Moreno produziu o «The Hierophant» de 2007 e Stephen Carpenter contribuiu com um riff para «El Sol», de 2018 — e aos SLIPKNOT (o Chris Fehn tocou baixo no «Voir Dire» de 2011), mas o colectivo de Sacramento merece ser comemorado por si só. Ora bem, em 2024 os WILL HAVEN vão celebrar 30 anos como banda com o lançamento de «No Stars To Guide Me: 30 Years Of WHVN», um disco retrospectivo apenas em vinil, com lançamento previsto para o dia 6 de Dezembro via Minus Head Records.
«No Stars To Guide Me: 30 Years Of WHVN» é apresentado como “uma colecção que abrange o ciclo de vida contínuo dos WILL HAVEN, recolhendo faixas de cada um dos seus discos.” Como tal, o LP vai incluir os temas «Choke» de «Will Haven», «I’ve Seen My Fate» de «El Diablo», «Fresno» de «WHVN» e uma nova mistura do tema-título de «Carpe Diem», entre muitos outros. Além disso, o disco fecha com um inédito, o novo single «KIRE», que já pode ser escutado no player em baixo.
“À medida que nos aproximamos dos trinta anos dos WILL HAVEN, divertimo-nos imenso a recordar as memórias e a música que criámos ao longo dos anos“, explica o guitarrista Jeff Irwin. “Escrevemos a «KIRE» logo após termos terminado as gravações do nosso último álbum, enquanto pensávamos em formas de continuar a expandir o som dos WILL HAVEN. Esta música funciona como uma boa ponte entre o material novo e o antigo. Mesmo como membro original da banda, não faço ideia de como o nosso som vai continuar a evoluir daqui em diante, e estou entusiasmado com isso.”
O novo single foi produzido por Joe Johnston em colaboração com os WILL HAVEN, e posteriormente misturado e masterizado por Eric Stenman. «No Stars To Guide Me: 30 Years Of WHVN» vai ser lançado no próximo dia 6 de Dezembro, numa edição limitada em vinil branco com capa gatefold e uma série de outros produtos. Podes conferir a capa e o alinhamento completo em baixo, as pré-encomendas já estão disponíveis no Bandcamp da Minus Head Records.
Desde a edição da estreia homónima em 1996, o vocalista Grady Avenell e companhia têm-se destacado de toda a concorrência com música bem contundente e sombria ao mais alto nível. O sétimo álbum dos WILL HAVEN foi editado a 7 de Julho de 2023 pela Minus Head Records. «VII» foi totalmente gravado nos estúdios Pus Cavern em Sacramento, em colaboração com Joe Johnston, produzido e masterizado por Joe Johnston e masterizado por Alan Douches.
01. Choke | 02. I’ve Seen My Fate | 03. Fresno | 04. Carpe Diem | 05. Sammy Davis Jr’s One Good Eye | 06. When The Walls Close In | 07. Soul Leach | 08. Hewed With The Brand | 09. No Stars To Guide Me | 10. KIRE