Após assegurada a participação dos MAYHEM e MOONSPELL, entre outros, há mais sete nomes a acrescentar ao cartaz do VAGOS METAL FEST 2025.
Como noticiado anteriormente, a 8.ª edição do VAGOS METAL FEST decorre nos dias 1, 2, 3 de Agosto de 2025, e conta com a participação dos MAYHEM, MOONSPELL, DECAPITATED e BIZARRA LOCOMOTIVA. Hoje, quinta-feira, 7 de Novembro, a Illegal Productions, nova produtora a cargo do evento, comunicou um cancelamento e divulgou mais sete nomes a adicionar ao alinhamento. “A organização do Vagos Metal Fest lamenta anunciar o cancelamento da atuação de As I Lay Dying na edição de 2025 devido a motivos internos da banda“, pode ler-se em comunicado.
Por esta altura, os tais “motivos internos” são já bem conhecidos, com a mais recente formação dos AS I LAY DYING a desmoronar perante os nossos olhos. Este êxodo em massa, que envolveu quatro músicos da banda, culminou com o cancelamento de uma digressão europeia e levantou sérias dúvidas sobre o futuro da formação. Tudo começou a 18 de Outubro, com o abandono do baixista Ryan Neff, seguido pelo guitarrista Ken Susi e pelo baterista Nick Pierce, logo no dia 24. Finalmente, a 30 de Outubro, Phil Sgrosso, guitarrista de longa data dos AS I LAY DYING, também anunciou a sua decisão de abandonar o grupo.
Como é lógico, os motivos apresentados pelos músicos sugeriam uma deterioração significativa nas relações pessoais e profissionais dentro do grupo. Ken Susi, por exemplo, afirmou que os seus valores pessoais tinham sido “testados até ao limite“, detalhando uma experiência de desgaste emocional e ético. Em comunicado divulgado há uns dias, depois de um longo (e constrangedor) período de silêncio, o Tim Lambesis explicou que “havia um ambiente tóxico que tornou a saída para uma nova tour com a formação anterior irrealista“ e admitiu que as divergências criativas, pessoais e financeiras com Sgrosso foram um factor decisivo para este êxodo.
Os portadores de bilhetes poderão solicitar reembolso já a partir de amanhã, sexta-feira, 7 de Novembro, durante os próximos 30 dias, através do local de compra. Para colmatar a situação, foram anunciados sete novos nomes para o cartaz do VAGOS METAL FEST; a saber: GORGOROTH, WARBRINGER, THROWN, HILLS HAVE EYES, FUROR GALLICO, VxPxOxAxAxWxAxMxC e NIHILO. Neste momento, já confirmados para o evento estão os norte-americanos DYING FETUS, os checos GUTALAX, os brasileiros WORST e os nacionais MATA RATOS.
Consolidando-se como uma referência para a comunidade metaleira lusa, como vem sendo habitual, este ano o evento contou com a participação de algumas bandas lendárias e, claro, também uma valente dose de talento emergente, que, nos dias 2, 3 e 4 de Agosto, proporcionaram uma experiência inesquecível ao contingente melómano afecto às sonoridades mais pesadas.
Encabeçada pelos norte-americanos OVERKILL, pelos neerlandeses EPICA e ainda pelos alemães BLIND GUARDIAN, a edição deste ano do Vagos Metal Fest contou também com a presença dos finlandeses INSOMNIUM, dos suíços SAMAEL, dos irlandeses PRIMORDIAL, dos norte-americanos SUFFOCATION e UADA e dos nacionais MÃO MORTA, entre muitos, muitos outros, garantindo uma jornada musical tão intensa quanto diversificada.
Os bilhetes para a edição de 2025 do Vagos Metal Fest já estão disponíveis através da Ticketline e nos lovais habituais.