GOJIRA

GOJIRA: Joe Duplantier apela a uma “revolução vegan” em nova campanha com a PETA [vídeo]

Mais um capítulo no percurso do líder dos GOJIRA como uma das vozes mais activas do metal progressivo em prol de causas ambientais e éticas.

Joe Duplantier, vocalista e guitarrista dos GOJIRA, reforça a sua ligação à defesa dos direitos dos animais ao protagonizar uma nova campanha da organização PETA. Com uma mensagem clara e apaixonada, Joe convida o público a “juntar-se à revolução vegan” num vídeo promocional que destaca os benefícios de uma alimentação à base de plantas, tanto a nível ético como para a saúde.

Tornei-me vegan pelos animais”, afirma o músico no vídeo, referindo também que a transição para um estilo de vida vegan trouxe impactos positivos ao seu bem-estar físico. “Agora tenho mais energia, sobretudo quando toco ao vivo” Duplantier, que segue este regime há uma década, revela ainda que a decisão foi adoptada em família após o nascimento do seu segundo filho: “Está a correr lindamente. Eles adoram o facto de não magoarmos animais.

A campanha é acompanhada por «The Trails», um tema dos GOJIRA que aborda precisamente o respeito pela vida animal. No vídeo, disponível em cima, o vocalista sublinha: “A revolução vegan é simplesmente as pessoas abrirem os olhos ao que estamos a fazer e a pagar para que aconteça. Se quiserem desligar-se de práticas que magoam os animais, têm de adoptar o veganismo.

Numa entrevista à Billboard, Duplantier sugeriu que a época festiva é uma oportunidade ideal para experimentar novas tradições: “Faz todo o sentido celebrar a bondade e a paz na Terra com uma refeição vegan deliciosa, que não custou a vida de ninguém.” O músico admite ainda que a transição para uma dieta vegan foi mais simples do que esperava: “Pensava que ia sentir falta dos alimentos da minha infância, mas surpreendentemente, foi um processo sem dor. Uma dieta vegan traz alegria, energia e um alívio inexplicável, sabendo que ninguém foi sacrificado para eu comer.

Os GOJIRA, que, durante o Verão, surpreenderam o mundo ao transformar uma antiga canção da Revolução Francesa numa explosiva faixa de heavy metal durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, continuam a conquistar palcos internacionais. Em 2024, a banda actuará no festival Sick New World em Las Vegas, seguindo-se uma série de festivais europeus no verão e uma aguardada digressão por França em 2025.