UNDER THE DOOM: antevisão do primeiro dia

É já na próxima 6.ª feira, dia 7 de Dezembro, que o festival UNDER THE DOOM iniciará a sua sexta edição, no LAV – Lisboa Ao Vivo. Neste primeiro dia, esperam-nos seis bandas, entre as quais alguns nomes bem grandes da cena de peso mundial. Lê até ao fim, e habilita-te a ganhar uma entrada grátis para este dia!

ARCTURUS
(Noruega)

São sem dúvida o grande destaque deste primeiro dia. Um dos expoentes máximos da cena vanguardista extrema da Noruega dos anos 90, têm no icónico «La Masquerade Infernale» o seu disco mais revolucionário, e depois de encerrado um período de inactividade na primeira década deste século, regressaram com o não menos fascinante «Arcturian». Têm no seu alinhamento, liderados pelo teclista fundador Sverd, alguns nomes cruciais da cena norueguesa, como o baterista Hellhammer (Mayhem, Covenant, Dimmu Borgir e muitas outras), o baixista Skoll (Ved Buens Ende, Ulver) ou o teatral vocalista ICS Vortex (Dimmu Borgir, Borknagar, Lamented Souls). O circo espacial vai descer sobre Lisboa!

DRACONIAN
(Suécia)

Uma presença que se repete do Under The Doom IV, para gáudio dos muitos seguidores que a banda sueca tem no nosso país. Já há quase um quarto de século que debitam o seu doom de toada gótica, e têm em «Sovran», de 2015, o seu mais recente registo discográfico. Enquanto aguardamos o seu sucessor, a dupla vocal Anders Jacobsson/Heike Langhans irá certamente fazer as delícias de todos os doomsters presentes no LAV, bem apoiada pela habitual densidade tenebrosa do resto da banda.

WHILE HEAVEN WEPT
(E.U.A.)

A variedade de estilos associados ao doom é sem dúvida a grande bandeira deste primeiro dia de Under The Doom, e os While Heaven Wept irão dar um colorido muito especial e totalmente único com a sua muito aguardada prestação. Os seus longos temas são progressivos, atmosféricos, profundamente envolventes e com uma riqueza melódica extraordinária, e dos seus quase 30 anos de carreira, têm muito por onde escolher para construir um setlist memorável. O nosso favorito, confessamos, é o «Vast Oceans Lachrymose», de 2009, mas qualquer álbum, incluindo o mais recente «Suspended At Aphelion», tem “clássicos” suficientes para fazer a delícia de todos.

DESIRE
(Portugal)
Fez em Outubro 25 anos desde que os Incarnated editaram a sua única demo, «Death Blessed By A God». Calha bem esta celebração recente, porque a evolução dos Incarnated iria tornar-se numa das bandas de doom mais importantes do nosso país, os incontornáveis Desire, que terão a responsabilidade de ser o representante nacional neste primeiro dia de festival. Uma tarefa que estará, como sempre acontece, muito bem entregue, especialmente agora que a banda vive uma entusiasmante “segunda vida”, depois de ter regressado à actividade em 2017.

THE WOUNDED
(Holanda)

Como que a preparar terreno para os Draconian, os The Wounded operam num registo não totalmente dissimilar, um doom “trágico” e pesado de laivos góticos que vai apelar à sensibilidade de todos os presentes. Com quatro discos na bagagem, sendo «Sunset» de 2016 o mais recente, a banda holandesa liderada pelo guitarrista/vocalista fundador Marco van der Velde promete conquistar muitos novos fãs com esta aparição no Under The Doom.

WYATT E.
(Bélgica)

Com origens israelitas mas agora firmemente baseados na Bélgica, os Wyatt E. são uma proposta arrojada e relativamente recente, ainda apenas com um álbum longa-duração na sua discografia. «Exile To Beyn Neharot», de 2017, é uma obra atípica, que funde ambiências mediterrâneas com texturas de drone e o peso típico do doom mais “tradicional”, resultando num todo difícil de classificar, mas fácil de gostar. Vale a pena chegar cedo para apanhar este desafio.

…e agora que já conhecemos melhor todas as bandas deste primeiro dia, fica o repto – envia um email para geral@loudmagazine.net com o teu nome e nºBI/CC, com o assunto “Passatempo Under The Doom”, e diz-nos quais destas seis bandas é aquela que mais queres ver e porquê. Sortearemos um(a) felizardo(a) que terá uma entrada individual para este dia totalmente grátis. Toca a participar!

[PASSATEMPO ENCERRADO]
Vencedor: Rute Laranjeira