Mais de três décadas depois, da referência a Darwin ao esfíncter de Peter Steele, o segundo álbum dos TYPE O NEGATIVE continua a ser uma verdadeira anomalia.
Originalmente editado a 12 de Maio de 1992 pela Roadrunner Records, o segundo álbum da lendária banda na altura formada pelo vocalista e baixista Peter Steele, pelo guitarrista Kenny Hickey, pelo teclista Josh Silver e pelo baterista Sal Abruscato foi lançado há 32 anos. O sucessor do muito aplaudido «Slow, Deep And Hard», que tinha sido editado no ano anterior, foi — à semelhança do álbum de estreia — gravado nos estúdios Systems Two, em Brooklyn, Nova Iorque, com Josh Silver e Peter Steele, dos TYPE O NEGATIVE, a acumularem as funções de produtores.
Editado com o subtítulo “Not Live At Brighton Beach”, o «The Origin Of The Feces» foi gravado em estúdio, mas produzido para soar “ao vivo”, adicionando barulhos de público, interacções com uma plateia fictícia e um dos temas até sofre uma interrupção a meio… Depois do local onde os TYPE O NEGATIVE estariam supostamente a tocar ter recebido uma ameaça de bomba.
Na verdade, muita da narrativa criada para apresentar esta regravação de temas do «Slow Deep And Hard», que aqui surgem com novos títulos («Unsuccessfully Coping With The Natural Beauty Of Infidelity» = «I Know You’re Fucking Someone Else», «Gravitational Constant: G = 6.67 x 10-8 cm-3 gm-1 sec-2» = «Gravity», «Prelude To Agony» = «Pain», «Xero Tolerance» = «Kill You Tonight»), foi criada para simular a controvérsia com que a banda se debateu durante a digressão europeia de promoção ao disco de estreia — e foi com este registo que se tornou claro o humor seco que, durante anos, foram imprimindo à sua música muitas vezes sombria e depressiva.
Foi também aqui que os TYPE O NEGATIVE deram início à tradição de pegarem em tema de outros artistas para lhes darem roupagens mais dark, com os quatro músicos a pegarem na «Hey Joe», popularizada por Jimi Hendrix, transformada aqui em «Hey Pete».
A capa original do álbum, que pode ser vista em baixo, incluía um close up do esfíncter anal de Peter Steele, mas a reedição disponibilizada dois anos passou a apresentar uma versão a preto e verde da pintura “The Dance Of Death”, criada em 1493 por Michael Wolgemut. O título do álbum é, obviamente, uma referência à “Origem das Espécies”, de Charles Darwin.