TRENT REZNOR

TRENT REZNOR admite que os NINE INCH NAILS podem deixar de fazer digressões em breve

Durante um concerto em Tulsa, Reznor surpreendeu o público ao sugerir que a ‘Peel It Back Tour’ poderá ser a última digressão da banda norte-americana.

Os NINE INCH NAILS podem estar a aproximar-se do fim da sua actividade ao vivo. A revelação partiu do próprio Trent Reznor, que, na passada sexta-feira, durante o concerto da banda no BOK Center, em Tulsa, Oklahoma, deixou no ar a possibilidade da actual digressão, intitulada Peel It Back Tour, ser a última que fazem. Num momento de conversa directa com o público, o músico recordou as primeiras passagens da banda pela cidade, evocando uma memória que já tinha partilhado recentemente numa entrevista.

“Acho que uma das primeiras vezes que tocámos aqui, talvez tenha sido no Cain’s Ballroom, há tipo uns 80 anos… Acho que estávamos a abrir para o Peter Murphy… Lembro-me que estávamos a tocar a «Head Like A Hole», e consegui ver alguém lá atrás a gritar a porra da letra de volta para mim, e pensei: ‘Isto é tudo o que sempre quis na vida, é ligar-me a alguém como aquele tipo lá atrás.’ De qualquer forma, é nisso que penso quando entro em Tulsa”, começou por dizer Reznor

Foi depois dessa recordação que Trent Reznor lançou a frase que rapidamente se espalhou pelas redes sociais e pelos meios especializados: “Não sei se vamos voltar a fazer digressões depois disto, mas estou muito orgulhoso do espectáculo que estamos a fazer neste momento. Estou profundamente grato por terem escolhido passar a vossa noite connosco. Muito obrigado.” Podes conferir um vídeo do momento em baixo.

Neste momento, a Peel It Back Tour tem datas confirmadas até 16 de Março, com concerto marcado em Sacramento, na Califórnia. Posteriormente, os NINE INCH NAILS estão anunciados para actuar nos dois fins de semana do festival Coachella, a 10 e 17 de Abril, mas sob a designação Nine Inch Noize.

Importa aqui recordar que esta não é a primeira vez que a banda liderada por Trent Reznor pondera um afastamento dos palcos. Em 2009, após a digressão Wave Goodbye, o projecto entrou num hiato no que diz respeito a concertos, regressando apenas quatro anos depois, em 2013. Ao longo da última década, os NINE INCH NAILS alternaram períodos de intensa actividade ao vivo com fases mais reservadas, mas centradas em composição e trabalho de estúdio.

Apesar da incerteza quanto ao futuro das digressões, no final de 2025, Trent Reznor deixou claro que a criatividade dos NINE INCH NAILS está bem longe de esmorecer. “Estamos a trabalhar em material novo neste momento e estamos entusiasmados por fazê-lo. Estamos a dar prioridade aos Nine Inch Nails em vez de aceitar todas as propostas que surgem noutras áreas,” afirmou. “O rastilho foi aceso e a vontade está lá.”

Resta agora perceber se estas palavras proferidas em Tulsa representam uma despedida antecipada dos palcos ou apenas uma reflexão momentânea de um artista que, ao longo de mais de três décadas, tem sabido sempre reinventar o seu percurso. Para já, a Peel It Back Tour ganha um peso adicional: pode não ser apenas mais uma digressão, mas um capítulo potencialmente decisivo na já longa história dos NINE INCH NAILS.