TOOL

Os TOOL têm “muitas ideias preparadas” para o próximo álbum de estúdio

Segundo Justin Chancellor, o baixista dos TOOL, a banda californiana pretende regressar ao estúdio em 2024.

Durante uma aparição recente no The Vinyl Guide, Justin Chancellor, baixista dos TOOL, foi questionado relativamente à hipótese de ele e os seus companheiros de banda já terem começado a escrever material para o sucessor de «Fear Inoculum» e, tendo em conta a resposta do músico, o mais certo é que os fãs não tenham de esperar tanto quanto temiam pelo sucessor do álbum de 2019. “Já temos muitas ideias preparadas“, começou por revelar Chancellor.

É verdade que ainda não gravámos nada, mas temos estado bastante ocupados com os concertos ao vivo e acho que vamos estar até depois da Primavera do próximo ano“, continuou o baixista dos TOOL. “Portanto, quando terminarmos este ciclo de digressões, vamos voltar então ao estúdio, vamos esforçar-nos e juntar as ideias que temos. Já tivemos algumas sessões de composição muito decentes, por isso temos os ingredientes no lugar. Só precisamos realmente de trabalhar nisso durante um tempo quando não estivermos em tour.”

Quanto à hipótese de usarem alguma ideia que tenha sido gravada durante as sessões de composição de algum dos álbuns anteriores, Justin disse: “Sim, temos muitas sobras do último álbum. Temos toneladas de ideias, mas não estão gravadas no padrão exigido para serem incluídas num álbum. Nesta fase, ainda são, diria eu, apenas maquetas. Temos toneladas de ideias armazenadas.” Podes ouvir a entrevista na íntegra no player em baixo.

A tão esperada digressão de 2023 dos TOOL arrancou finalmente na noite do passado dia 3 de Outubro, no Budweiser Events Center, em Loveland, no Colorado, com os ícones do metal progressivo a fazerem o seu primeiro concerto fora de um festival este ano. O alinhamento incluiu um pouco de tudo, passando por temas antigos, material mais recente e até uma semi-surpresa para os seus fãs mais obstinados.

O quarteto norte-americano, composto por Maynard James KeenanAdam JonesDanny Carey e Justin Chancellor, escolheu seis temas do seu mais recente álbum, «Fear Inoculum», de 2019, para interpretar, incluindo uma sequência final composta por «Chocolate Chip Trip», «Culling Voices» e «Invincible».

No que toca a material “clássico”, chamemos-lhe assim, tocaram «Stinkfist»«The Grudge» e «The Pot», mas depois fizeram algo que os fãs dos TOOL andavam a pedir há quase quinze anos. Depois do teaser captado num ensaio no início deste ano, a banda tocou finalmente a épica «Rosetta Stoned», de «10,000 Days», pela primeira vez com voz desde 2009.