Os TOOL estão a preparar-se para uma digressão no Velho continente durante o próximo ano.
Embora até ao momento da publicação desta notícia ainda não tenham anunciado nenhuma data oficial na Europa em 2024, uma actualização recente nas redes sociais dos TOOL sugere que os concertos serão anunciados em breve, com a inscrição no Tool Army — o clube de fãs oficial da banda — a prometer um acesso antecipado aos primeiros detalhes da tour que aí vem. “O Tool Army convida-vos cordialmente a juntarem a nós enquanto lançamos a nossa próxima digressão europeia“, escreve a banda, deixando as coisas bem claras.
A mensagem surge acompanhada por um teaser de 30 segundos, composto por imagens psicadélicas e imagens da banda ao vivo, confirmando que os TOOL estão a planear tocar na Europa e no Reino Unido em 2024. Podes ver a publicação original em baixo.
Recentemente, os TOOL actuaram no festival Power Trip, em Indio, na Califórnia, e têm datas marcadas nos Estados Unidos e no Canadá até 22 de Novembro, fazendo depois uma pausa antes de retomarem a sua digressão pelos Estados Unidos. As datas já anunciadas vão de 11 de Janeiro em Baltimore, Maryland, até 19 de Fevereiro de 2024, com a rota programada para terminar em Las Vegas. A banda anda ainda na estrada a promover o seu álbum mais recente, «Fear Inoculum», que foi lançado em 2019.
Embora ainda não tenham anunciado oficialmente que estão a trabalhando num novo álbum, em 2022 o baterista Danny Carey sugeriu ao Cleveland Scene que há definitivamente música nova a caminho, com o músico explicar que tem a certeza que o quarteto não vai demorar muito tempo até lançar esse material. Além disso, há uns meses o baixista Justin Chancellor apareceu no podcast The Vinyl Guide e ofereceu a seguinte actualização sobre os planos da banda:
“É verdade que ainda não gravámos nada, mas temos estado bastante ocupados com os concertos ao vivo e acho que vamos estar até depois da Primavera do próximo ano“, continuou o baixista dos TOOL. “Portanto, quando terminarmos este ciclo de digressões, vamos voltar então ao estúdio, vamos esforçar-nos e juntar as ideias que temos. Já tivemos algumas sessões de composição muito decentes, por isso temos os ingredientes no lugar. Só precisamos realmente de trabalhar nisso durante um tempo quando não estivermos em tour.”
Quanto à hipótese de usarem alguma ideia que tenha sido gravada durante as sessões de composição de algum dos álbuns anteriores, Justin disse: “Sim, temos muitas sobras do último álbum. Temos toneladas de ideias, mas não estão gravadas no padrão exigido para serem incluídas num álbum. Nesta fase, ainda são, diria eu, apenas maquetas. Temos toneladas de ideias armazenadas.”
Portanto, ainda não se sabe se esta digressão iminente pela Europa e pelo Reino Unido se encaixa nesses planos para a Primavera ou se ocorrerá só após uma potencial temporada passada em estúdio, mas uma coisa é certa: 2024 promete ser um ano com muita actividade para os TOOL.