TONY CLARKIN

[R.I.P.] Faleceu TONY CLARKIN, guitarrista e mentor dos MAGNUM

TONY CLARKIN, que criou os MAGNUM com Bob Catley há mais de cinco décadas, tinha 77 anos.

TONY CLARKIN, guitarrista, mentor e principal compositor da banda britânica de rock progressivo/AOR MAGNUM, faleceu aos 77 anos. A notícia da sua morte surge apenas algumas semanas após o músico ter anunciado que tinha sido diagnosticado com uma rara e incurável doença na coluna. Como resultado, os MAGNUM tinham cancelado uma digressão anteriormente anunciada para a Primavera de 2024.

Hoje, dia 9 de Janeiro, a família de Tony divulgou a seguinte declaração onde poder ler-se: “Em nome de toda a família, é com profunda tristeza que a filha Dionne Clarkin partilha a notícia do falecimento de Tony Clarkin. Após uma breve doença, Tony Clarkin faleceu pacificamente cercado pelas suas filhas no Domingo, 7 de Janeiro de 2024.

Eu sei que o Tony tocou imensas pessoas através da sua música e de tantas maneiras diferentes“, escreve a filha do músico. “Na verdade, neste momento, a tristeza ainda é muito recente e não tenho sequer palavras para expressar o que ele significava para mim. Como muitos de vocês sabem, o meu pai tinha uma grande afinidade com os animais e a intenção da família é criar um fundo de caridade em seu nome para ajudar a causa. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Formados por TONY CLARKIN em parceria com o cantor Bob Catley há mais de cinco décadas na cidade de Birmingham, os MAGNUM afirmaram-se como uma das melhores exportações de hard rock do Reino Unido, um género dominado predominantemente por bandas norte-americanas. Com a sua sensibilidade melódica única e instrumentação de bom gosto, o grupo lançou 22 álbuns de estúdio ao longo dos anos, sendo o mais recente «The Monster Roars», editado em 2022 e aclamado pela crítica.