Ao responder a perguntas dos fãs, o vocalista e compositor TOBIAS SAMMET revelou as razões por trás do hiato da saudosa banda germânica.
Fundados no início dos anos 90 por um grupo de adolescentes apaixonados por heavy metal, os EDGUY tornaram-se uma das principais bandas do power metal germânico, conquistando fãs ao redor do mundo com álbuns como «Vain Glory Opera», «Theater of Salvation» e «Hellfire Club». No entanto, desde 2020, o grupo encontra-se em pausa, e o vocalista TOBIAS SAMMET voltou a reforçar que um possível regresso não está nos seus planos imediatos.
Em resposta a uma série de perguntas dos fãs, compiladas pela revista Metal Hammer, Sammet explicou as razões para a ausência prolongada da banda. Segundo o músico, o desgaste no processo criativo e as divergências entre os membros acabaram por tornar o trabalho em grupo exaustivo. “Não é que eu não me importe, isso é uma ideia errada. A verdade é que nos juntámos quando éramos garotos de 14 anos. Ninguém sabia cantar, ninguém sabia tocar um instrumento, ninguém sabia compor, e crescemos lado a lado, ao mesmo ritmo. No entanto, em determinado momento, começámos a ir em direcções diferentes“, afirmou.
TOBIAS SAMMET também destacou que, nos últimos tempos, o tempo gasto em discussões dentro da banda superava o que dedicavam à criação musical. “Após algum tempo, 90% da nossa energia estava a ser gasta em achar um meio-termo, e isso não é fácil, especialmente se és quem realmente faz tudo“, disse ele, referindo-se ao seu papel central na composição e produção da música dos EDGUY.
Desde a pausa da que o grupo se votou, Sammet tem concentrado os seus esforços nos AVANTASIA, o seu ambicioso projecto de metal operático que continua a lançar álbuns e a fazer digressões de sucesso. Para ele, as diferenças no processo criativo entre os dois grupos é evidente: “Com os Avantasia, consigo produzir um disco em dois meses. Com os Edguy, em dois meses, não conseguimos sequer decidir o tom da primeira música!“, revelou.
Apesar das dificuldades, TOBIAS SAMMET não descarta completamente um eventual regresso da banda. “Ainda nos damos bem, mas todos encontraram formas diferentes de ganhar a vida. O livro ainda não está fechado. Só Deus sabe o que vai acontecer ou quando, mas não será em breve“, afirmou ele, sugerindo que uma reunião não está fora de questão, embora seja improvável que aconteça a curto prazo. Enquanto os fãs dos EDGUY aguardam por novidades, os AVANTASIA continuam a sua jornada «Here Be Dragons», o décimo álbum de estúdio do projecto, foi lançado no passado dia 28 de Fevereiro.