PARKWAYDRIVE

Antes da estreia a solo em Portugal, no EVILLIVƎ FESTIVAL, TILL LINDEMANN regressa com «Und Die Engel Singen» e uma homenagem a David Lynch.

TILL LINDEMANN, figura emblemática do metal industrial e vocalista dos RAMMSTEIN, estreou o novo vídeo‑clip do seu single a solo «Und Die Engel Singen». Mas este lançamento é mais do que um mero novo single — revela um lado artístico até agora pouco explorado pelo cantor alemão, mergulhando em paisagens visuais surpreendentes e símbolos inesperados.

O vídeo foi filmado em Abril, no Dubai, sob a direção de Anna Tsukanova‑Kott — que já tinha colaborado com Till no vídeo de «Zunge» — e é dedicado ao cineasta David Lynch, cunhando uma estética onírica e cinemática.

Nos últimos tempos, Lindemann esteve também nos tribunais — não por acusações criminais desta vez, mas sim por questões literárias e de integridade pessoal. Em Abril de 2025, revelou ter saído vitorioso de uma disputa judicial com a editora Kiepenheuer & Witsch, que tentava retirar à força direitos sobre os seus poemas, alegando alegados con­teúdos impróprios. O jornalista Simon Bergmann defende que Till obteve ainda uma “vitória definitiva num caso por alegações falsas de violação”, quando o Ministério Público de Berlim arquivou o processo em Agosto de 2023 por falta de provas.

Todos esses factos ganham relevo no novo vídeo-clip: os ambientes são densos, surrealistas, entre o etéreo e o grotesco — um universo cinematográfico que claramente ecoa Lynch. É como se Lindemann usasse a música para recarregar a sua voz, tanto musical como literária, reafirmando‑se como poeta, actor, performer e criador livre das amarras comerciais ou legais.

A direcção artística do vídeo clarifica que TILL LINDEMANN não está apenas a lançar música — está a reconstruir a sua identidade como artista multimédia, integrando poesia, cinema, performance e até batalhas legais, num contínuo de auto afirmação. «Und Die Engel Singen» torna-se assim o primeiro episódio de uma narrativa maior: a sua presença ao vivo este Verão promete ir bem além do concerto convencional.

Importa aqui recordar que o músico inicia em Junho a Meine Welt Tour, passando por festivais ao ar livre: em Viveiro, no Resurrection Fest, toca a 26 de junho, e em Lisboa, no EVILLIVƎ FESTIVAL, a 28 de Junho, no Estádio do Restelo — esta será a sua estreia a solo em Portugal Pelo que é dado a crer, os fãs lusos podem esperar uma performance intensa, entre a teatralidade tradicional de Lindemann e o conteúdo visual inovador que o novo vídeo já antecipa.

Nesta altura, o lançamento de «Und Die Engel Singen» representa mais um ápice na carreira de TILL LINDEMANN: é música, cinema, auto-afirmação e resistência criativa num só formato. Ao trazer essa estética visionária ao palco do EVILLIVƎ FESTIVAL, o cantor uma experiência audiovisual. Um artista a solo que, a raspar dos 62 anos, continua a definir-se, quebrar limites e desafiar expectativas.

Os bilhetes para o EVILLIVƎ FESTIVAL continuam disponíveis em evillive.rocks, com o passe geral de três dias à venda por 169€ e o passe de dois dias (28 e 29 de junho) por 139€. Os portões abrem no dia 27 de Junho, marcando o início de três dias que prometem ficar para sempre gravados na memória colectiva dos fãs de metal em Portugal.