Liderados por Jairo “Tormentor” Guedz, guitarrista fundador dos SEPULTURA, os THE TROOPS OF DOOM trazem da bagagem o seu mais recente LP, «A Mass To The Grotesque».
Os THE TROOPS OF DOOM vão regressar a Portugal para dois concertos em nome próprio, marcados para 29 e 30 de Novembro, no RCA Club, em Lisboa, e no Woodstock 69, no Porto, respectivamente. Esta data-dupla surge inserida na Iberian Tour 2025, uma série de espectáculos que promete fortalecer ainda mais a presença da banda brasileira no cenário europeu. Todos os concertos contam com a participação especial dos nacionais SACRED SIN, responsáveis por aquecer o público nestas datas.
Após um ano intenso de promoção ao álbum de estreia, «Antichrist Reborn», na América do Sul, os THE TROOPS OF DOOM fizeram uma pausa estratégica para se focarem na criação do seu muito aguardado segundo álbum de estúdio. Com o título «A Mass To The Grotesque», o disco foi lançado no dia 31 de Maio de 2024 pela editora nacional Alma Mater Records. A banda, liderada por Jairo “Tormentor” Guedz, antigo guitarrista dos SEPULTURA, transporta os ouvintes por uma viagem ao passado com um som que homenageia a era dourada do thrash/death metal.
Gravado no Brasil, sob a orientação do produtor André Moraes, bem conhecido pelo seu trabalho com os SEPULTURA em «Dante XXI», «A Mass To The Grotesque» passou pelo meticuloso processo de mistura e masterização nos lendários Morrisound Recording, em Tampa, na Flórida, sob a responsabilidade de Jim Morris, figura icónica na produção de death metal. Esta combinação de talento e experiência resultou num som que capta a essência do OSDM dos anos 80 e início dos 90.
Segundo o timoneiro dos THE TROOPS OF DOOM, a abordagem adoptada foi bem minuciosa: “Tivemos um cuidado meticuloso na produção, na gravação, na mistura e na masterização, enfatizando o regresso do som orgânico e ‘vintage’ verdadeiro daquela época, sem mencionar também o aspecto estético. Em resumo, foi tudo cuidadosamente escolhido para que o resultado fosse impressionante”.
O guitarrista, que fez parte da formação original dos SEPULTURA, não escondeu o desejo de criar uma experiência que marcasse o público: “Acima de tudo, queremos que a experiência transmitida por este álbum seja inesquecível, especialmente para os fãs de metal old school, os fãs dos primeiros álbuns dos SEPULTURA em que participei, assim como outras influências da época, que fazem parte do nosso som, como os SLAYER, CELTIC FROST, KREATOR… Mas, é claro, tudo isso com o toque especial dos THE TROOPS OF DOOM”.
No final de 2023, antes mesmo de lançarem «A Mass To The Grotesque», os THE TROOPS OF DOOM renovaram o contrato com a Alma Mater Records, consolidando uma parceria que tem ajudado a banda a ganhar destaque no mercado europeu. A escolha de uma editora portuguesa reflete o carinho especial que o grupo nutre por Portugal, país onde fizeram a sua estreia na edição de 2024 do Milagre Metaleiro Open Air.
O regresso dos THE TROOPS OF DOOM a Portugal marca um momento especial, não apenas pela estreia em nome próprio, mas também pela oportunidade de apresentar ao vivo as composições de «A Mass To The Grotesque». O público português, conhecido pelo seu entusiasmo e devoção ao metal extremo, terá a oportunidade de testemunhar a potência sonora da banda, com alinhamento que certamente incluirá temas novos e clássicos do seu repertório. Com os SACRED SIN a assegurarem as primeiras partes destes espectáculos, o ambiente promete ser electrizante desde o primeiro momento.
