Anunciado há apenas duas semanas e sem singles de antecipação, os THE SMASHING PUMPKINS acabam de lançar o seu 13.º álbum de estúdio.
Como prometido, os ícones do rock alternativo THE SMASHING PUMPKINS acabam de lançar o seu mais recente disco de estúdio, com «Aghori Mhori Mei» a ser oficialmente disponibilizado nas plataformas de streaming a partir de hoje, sexta-feira, dia 2 de Agosto. A banda anunciou formalmente aquele que é já o seu 13.º álbum apenas há algumas semanas, embora os fãs soubessem perfeitamente que Billy Corgan e companhia estavam a trabalhar em música nova durante o último ano.
Na altura do lançamento de «Atum: A Rock Opera In Three Acts», em 2023, o guitarrista e vocalista dos THE SMASHING PUMPKINS tinha dito que o grupo estava a gravar um “álbum de rock’n’roll puro”, que, segundo se diz, seguiria o modelo de títulos clássicos como «Siamese Dream».
Reforçando ainda mais a ideia de uma abordagem menos progressiva, quando anunciou oficialmente o lançamento de «Aghori Mhori Mei», Billy Corgan explicou que “não se pode voltar a casa”, mas, no que diz respeito à escrita de músicas ao estilo vintage dos THE SMASHING PUMPKINS, ele e a banda tinham “tentado de qualquer forma”. O músico elaborou: “Não tanto naquele sentido de olhar para trás com uma dose de sentimentalismo, mas antes como um meio de avançar; para ver se, no equilíbrio entre o sucesso e o fracasso, a nossa forma de fazer música entre 1990 e 1996 ainda podia inspirar algo revelador.”
Ainda não se sabe se é desta forma que os fãs vão assimilar o som das dez canções contidas no álbum, mas já podes tirar as tuas próprias conclusões ouvindo o álbum que está disponível no player em cima. Recorde-se que a banda optou também por não lançar quaisquer singles antes do álbum, com Corgan a notar numa publicação no Instagram há algumas semanas que sentiam que “a forma certa de ouvir este disco” seria “como um corpo de trabalho intacto.”
«Aghori Mhori Mei» é o primeiro álbum a ser lançado pelos THE SMASHING PUMPKINS desde a saída do guitarrista de longa data Jeff Schroeder, que deixou a banda no outono de 2023, após mais de quinze anos de colaboração. Embora a formação principal da banda continue a ser composta por Corgan, James Iha na guitarra e Jimmy Chamberlain na bateria, Schroeder foi substituído na formação ao vivo pela nova guitarrista Kiki Wong.
A banda está actualmente em digressão pelos Estados Unidos com GREEN DAY, RANCID e THE LINDA-LINDAS, podes conferir todos os concertos agendadas para os próximos tempos no site oficial dos THE SMASHING PUMPKINS.