Sem que se saiba ainda muito bem como vai ser o próximo Verão em termos de concertos, o cancelamento do HELLFEST já é uma certeza, pelo que nada melhor que revisitar grandes concertos, realizados numa altura em que o mundo era um bocadinho mais normal. Hoje no aniversário do vocalista Greg Puciato, que celebra 41 anos, recordamos a passagem dos norte-americanos THE DILLINGER ESCAPE PLAN na edição de 2017 do festival francês — podes conferir o concerto, na íntegra, no player em cima. Como avançado previamente, o HELLFEST não se vai realizar este ano e, na sequência das declarações de Ben Barbaud, o director artístico do festival francês, ao Ouest France, a organização disponibilizou uma longa declaração em que reitera uma vez mais as razões para o adiamento pelo segundo ano consecutivo.
Nem tudo são más notícias, no entanto, tendo a organização anunciado as datas para a sua próxima edição, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Junho de 2022. “Esperávamos o melhor, mas o pior ainda está para vir. As incertezas sobre a situação sanitária e os últimos regulamentos governamentais obrigam-nos a cancelar a edição de 2021 do Hellfest“, lê-se num comunicado. De seguida, Barbaud e a sua equipa explicam que “graças ao vosso apoio nas últimas semanas, tanto a opinião pública quanto os meios de comunicação foram alertados sobre a situação crítica do nosso sector. O Governo reagiu rapidamente e organizou encontros com membros do Ministério da Cultura e de outros festivais franceses para explicar a situação e dar respostas sobre a organização dos festivais de Verão. Numa reunião ‘final’ na quinta-feira, dia 18 de Fevereiro, conhecemos o veredicto. Os festivais de verão serão permitidos em condições drásticas: 5.000 pessoas sentadas e com distanciamento social. Estes requisitos tornam impossível a organização do nosso festival em 2021 e obrigam-nos a adiar mais uma vez a edição de aniversário.”
“Não queremos culpar o governo”, explicam Barbaud e a sua equipa. “Estamos bem cientes de que a situação de saúde exige que todos sejam cautelosos. No entanto, essas medidas são mais ou menos as mesmas do ano passado, resultando num ‘verão morto’ para os festivais e para a cultura em geral.” À semelhança do que já tinha feito em relação à edição de 2020, os portadores de passes e bilhetes podem manter os seus ingressos, uma vez que estes serão válidos para o regresso do evento em 2022. “Não precisas de fazer nada, apenas tens de guardar o teu bilhete em segurança“, explicam. “Ao ficares com o bilhete, estás a apoiar a Hellfest Productions na preparação da futura edição de 2022. Esse será o ano em que iremos cumprir o nosso desejo de nos vermos novamente e vivermos juntos grandes momentos! Estamos cientes de que, nesta crise económica, o esforço financeiro será determinante para alguns de vocês e é por isso que também será oferecida em breve uma solução de reembolso“. Até lá, também podes usar o site da Ticketswap para vender em segurança o teu ingresso a qualquer pessoa que esteja interessada em comprá-lo.