ZEBRAHEAD

Este é já o quarto tema de avanço para o novo LP dos roqueiros THE DARKNESS, sugestivamente intitulado «Dreams On Toast».

Os britânicos THE DARKNESS lançaram recentemente o single «Rock And Roll Party Cowboy» e, agora, sem perderem tempo, estão de regresso com mais música nova. A banda lançou mais um banger daquele que será o seu próximo álbum de estúdio, sugestivamente intitulado «Dreams On Toast», que tem data de edição a 28 de Março de 2025. Como podes comprovar no player ali em baixo, a estridente «Walking Through Fire» não faz prisioneiros.

Segundo comunicado de imprensa, “a canção reflecte sobre a longa e desafiadora caminhada” dos THE DARKNESS até este ponto, mantendo o tom irreverente e sincero que sempre os caracterizou. “Bem, a vida de um artista é um esforço árduo, e só é aliviado por raros momentos de sucesso brilhante. Todos os dias atravessamos um doce pântano para criar algo que os outros possam amar”, explica Justin Hawkins numa declaração sobre o significado de «Walking Through Fire».

Conhecidos pelo seu humor mordaz, os THE DARKNESS não deixam, no entanto, de acrescentar uma dose de surrealismo à reflexão. Hawkins prossegue: “Para nós, os poucos escolhidos, isto é semelhante a escalar uma montanha pela vista gloriosa, enquanto evitamos cuidadosamente olhar para o preservativo descartado que se colou ao nosso calçado prático, mas cheio de estilo.”

Embora a metáfora seja divertida, a mensagem é clara: o percurso dos THE DARKNESS tem sido muito desafiante, mas cada esforço valeu a pena. “Nada que valha a pena é fácil, e é por isso que nós, os THE DARKNESS, estamos a caminhar através do fogo… a pensar em vocês.”, conclui Hawkins, num gesto que reforça a ligação da banda aos seus fãs.

A 20 de Dezembro de 2024, os THE DARKNESS surpreenderam com o lançamento de «I Hate Myself». O título do tema revelou-se, no entanto, um pouco enganador, já que a música adoptou uma toada bem optimista, cheia de acordes poderosos de punk rock e ganchos do tamanho do mundo. AH, e o falsete caraterístico de Justin Hawkins está em pleno voo durante o refrão.

Este tema é uma celebração muito alegre e estridente de algo que costumo descrever como auto-aversão”, explicou o cantor dos THE DARKNESS. “Acho que, se não tivermos arrependimentos, aprendemos menos com as nossas experiências. Negá-las e compartimentá-las é, na verdade, estarmos a negar a nós próprios a oportunidade de crescermos. Portanto, está na hora de cantarmos essa ode ao remorso, na esperança de que não cometamos os mesmos erros novamente e que a história não se repita.

Recorde-se que, no Verão, os THE DARKNESS já tinham lançado um primeiro single de avanço para o seu novo álbum. «The Longest Kiss», que pode ser escutada aqui, afirmou-se desde cedo como uma colossal descarga de pop/rock pegajoso, com o quarteto a explorar a fundo a herança do glam rock dos anos 70. “Desta vez, decidimos explorar as canções de elite, a música que muda vidas de todas as épocas para criar o «Dreams On Toast» e acabámos por escrever uma dúzia de êxitos antes da hora do almoço”, diz o sempre atrevido Justin Hawkins num comunicado. Entretanto, «Dreams On Toast» pode ser pré-encomendado em vinil, CD e cassete na loja online da banda.

Como anunciado anteriormente, após quase duas décadas de espera, os THE DARKNESS preparam-se para brindar os fãs nacionais com um espectáculo em nome próprio, marcado para o dia 24 de Outubro de 2025, no LAV – Lisboa Ao Vivo. A icónica banda britânica, conhecida pela sua energia contagiante e irreverência, incluiu Portugal na sua digressão europeia Dreams On Toast 2025, que passará por 17 cidades em todo o continente durante o próximo Outono.

Esta será a primeira vez que o grupo liderado por Justin Hawkins actua por cá como atracção principal, após ter marcado presença no Rock in Rio Lisboa em 2006, onde partilhou o palco com os gigantescos GUNS N’ ROSES. Desde a estreia fulgurante com o álbum «Permission To Land», em 2003, que deu ao mundo hinos como «I Believe In A Thing Called Love», os THE DARKNESS têm vindo a afirmar-se pela teatralidade das suas actuações e pela sua capacidade de reinventarem o rock clássico com um toque moderno. Recentemente, a banda britânica voltou a dominar atenções quando Taylor Swift interpretou o seu maior êxito durante uma performance espontânea, levando o tema de volta às tabelas de sucesso globais.

Neste concerto de regresso a Lisboa, os fãs poderão contar com um alinhamento que promete misturar os clássicos de sempre com os novos temas de «Dreams On Toast», num espectáculo que será, como sempre, marcado por altíssimas doses de energia exuberante e a boa disposição que caracterizam as apresentações da banda. Os bilhetes para o concerto vão ser colocados à venda a partir da próxima sexta-feira, dia 31 de Janeiro, com o preço único de 32€, em primeartists.eu e nos pontos de venda habituais.

01. Rock And Roll Party Cowboy | 02. I Hate Myself | 03. Hot On My Tail | 04. Mortal Dread | 05. Don’t Need Sunshine | 06. The Longest Kiss | 08. The Battle For Gadget Land | 09. Cold Hearted Woman | 10. Walking Through Fire | 11. Weekend In Rome