THE CULT

THE CULT: O «Dreamtime» vai ser alvo de uma reedição comemorativa de 40.º aniversário

Esta será a primeira vez que o álbum de estreia dos THE CULT será lançado em vinil desde 1991.

Originalmente lançado em 1984, o álbum de estreia dos THE CULT, intitulado «Dreamtime», vai ser alvo de uma reedição muito especial de 40.º aniversário, que tem data de lançamento apontada para o dia 23 de Fevereiro de 2024 via Beggars Banquet. Esta será a primeira vez que o disco será lançado em vinil desde 1991 e, mais importante, a nova prensagem conta com uma nova remasterização a partir das fitas originais.

Embora até recentemente fosse fácil encontrar cópias usadas de álbuns clássicos dos THE CULT, como o «Love» e o «Electric», nas lojas, o «Dreamtime» sempre foi visto como uma peça de colecção muito mais valiosa, sobretudo porque o álbum nunca foi lançado nos Estados Unidos em LP. Apesar disso, graças aos singles, «Spiritwalker» e «Go West», o álbum acabou por ganhar estatuto globalmente e estabeleceu os músicos britânicos como uma potência a ter em conta.

Na época em que lançaram o seu primeiro longa-duração, o som dos THE CULT ainda era fortemente influenciado pela tendência pós-punk, com indícios de deathrock, um subgénero do rock gótico que combinava atmosferas sombrias com a intensidade do punk. A banda acabaria por adoptar um som hard rock mais radiofónico e pronunciado no álbum seguinte, um muito aplaudido «Love», o que levou a um enorme sucesso comercial nos Estados Unidos.

Recorde-se que, nos últimos tempos, Ian Astbury e Billy Duffy têm feito questão de comemorar, com a pompa e circunstância necessárias, os aniversários mais marcantes dos seus primeiros registos e a agora anunciada reedição de «Dreamtime», disponível para pré-encomenda através da Beggars Arkive, sucede na ressaca da recente tour em comemoração ao legado dos DEATH CULT, a encarnação inicial dos THE CULT.