TARJA TURUNEN lançou os álbuns «Angels Fall First», «Oceanborn», «Wishmaster», «Century Child» e «Once» com os NIGHTWISH. Qual desses será o escolhido?
Pedir a um músico para escolher um álbum favorito entre todos os que gravou é sempre traiçoeiro, mas foi exactamente por esse caminho que um jornalista da Chaoszine decidiu seguir, pedindo à simpática e talentosa TARJA TURUNEN para escolher o seu LP predileto dos cinco que gravou com os NIGHTWISH, banda da qual fez parte entre 1996 e 2005. A cantora elegeu o muito aplaudido «Once» e, justificando a sua escolha, Turunen citou o facto de, por essa altura, já estar mais “confortável” ao usar a sua voz.
“Da minha carreira com os Nightwish, posso dizer que o meu álbum favorito foi o último, o «Once»“, disse ela. “De certa forma, foi triste por ser meu último disco com a banda, mas foi por essa altura que comecei a sentir-me finalmente mais confortável a usar a minha voz e permiti-me experimentar coisas diferentes, que ajudaram a colorir as músicas. Percebi que podia cantar de forma poderosa e operática, mas também de forma mais suave nem partes em que era preciso.”
“Nesse disco, senti que estava tudo em harmonia. A banda, a música, a minha voz e tudo mais. É por isso que esse é, definitivamente, o meu álbum favorito dos que gravei com eles. Fez-me perceber que poderia projectar a minha voz de maneira confortável. Já não precisava de estar sempre a pensar, estava na hora de me divertir“, acrescentou.
«Rocking Heels: Live At Metal Church», o mais recente álbum ao vivo de TARJA TURUNEN, foi lançado no passado dia 11 de Agosto através da EarMusic. O disco capta o evento único, conduzido frente a uma audiência de apenas 300 fãs escolhidos a dedo, que abriu a edição de 2016 do maior evento dedicado ao heavy metal do mundo, o festival alemão Wacken Open Air.
Durante a actuação, Tarja apresentou arranjos únicos para clássicos do rock e heavy metal dos seus artistas favoritos, incluindo a «Numb», dos LINKIN PARK; «Alias», um dos maiores êxitos dos suecos IN FLAMES; «The Unforgiven», dos METALLICA; «Vermillion, Pt. 2», dos SLIPKNOT, bem como uma cover de uma canção dos NIGHTWISH e vários apontamentos da sua bem sucedida carreira a solo.
Uma das estrelas mais brilhantes da cena do rock/metal sinfónico, Turunen é certamente a voz finlandesa mais conhecida internacionalmente no mundo da música. Soprano e compositora, alcançou fama internacional como cofundadora dos NIGHTWISH, com os quais coleccionou discos de ouro e de platina em vários países durante os nove anos em que foi a voz e imagem da banda finlandesa.