SWR – BARROSELAS METALFEST, Bootleg Series: BOLT THROWER ao vivo no SWR 09 [vídeo]

Em celebração de mais uma romaria anual ao SWR  BARROSELAS METALFEST recordamos algumas das actuações mais icónicas do festival minhoto.

Quando os irmãos Tiago e Ricardo Veiga criaram a SWR Inc. e decidiram agitar a freguesia de Barroselas, com um festival dedicado à brutalidade do death metal e grindcore, trouxeram os espanhóis AVULSED ao nosso país, em 1998, numa altura em que a banda contava com dois álbuns bem recebidos pelos exigentes ouvintes do género, «Carnivoracity» e «Eminence In Putrescence». A acompanhá-los estavam os nacionais AGONIZING TERROR, DEFAULTER, KAMIKAZES e CASABLANCA. 

Estava também impressa a vontade de erigir um altar dedicado ao mais profundo underground do peso, das guitarras de sonoridades extremas e destruição de amplificadores.

Os BOLT THROWER eram “uma banda que tocava muito pouco e foi difícil trazê-los”, diz Ricardo Veiga. O ano era 2006, “tentámos dois ou três anos seguidos e foi-nos negado” explica. “Depois, na primeira tour que fizeram em muitos anos, vieram a Portugal e foi óptimo para nós”. O SWR  BARROSELAS METALFEST, como sabemos, não se reduz aos vários palcos. Há o campismo e as suas histórias, as refeições memoráveis em restaurantes insuspeitos, o tradicional jogo de futebol, o mau gosto das cantorias no bar da piscina e o backstage, onde o catering é um ponto de honra da organização.

No ano em que os BOLT THROWER tocaram era servida feijoada. “Há um episódio que me recordo bem”, conta Ricardo. “Passo pelo Karl Willetts, o vocalista e ele vai com o prato de feijoada a resmungar, ‘beans again’! Nós a querermos mostrar um dos nossos melhores pratos e para ele eram apenas feijões”. Em 2016, exactamente uma década depois, a banda britânica acabaria por separar-se, fazendo desta a sua primeira e única actuação no nosso país.

Pois bem, 2024 promete ser mais um ano esmagador em Barroselas! Depois de, em Outubro de 2023, terem revelado as primeiras vinte bandas em cartaz, no início deste ano os organizadores do evento confirmaram por fim todo um alinhamento que, entre os dias 24 e 27 de Abril de 2024, promete não defraudar as expectativas de quem está à espera que a vila próxima de Viana do Castelo se transforme numa plataforma para ver clássicos e novos valores da música extrema e também dos vários subgéneros do heavy metal, com a bitola da qualidade cada vez mais elevada.

Da segunda vaga de confirmações no SWR, o destaque vai (quase) todo para os I Am Morbid e para os Terrorizer, duas bandas com fortes ligações aos lendários Morbid Angel que se juntaram aos cabeças de cartaz Blasphemy e Tankard em mais uma edição que promete ficar marcada a ferro e fogo nos anais da história do festival. No entanto, como nem só de David Vincent e Pete Sandoval se faz um festival…

O SWR Barroselas Metalfest vai contar também com a ilustre presença de nomes tão diversos e elogiados no underground como Bell Witch, Sargeist, Nostromo, Krypts, Diocletian, Rope Sect, LIK, Vulture, Conjurer, Thantifaxath, Vircolac, Schizophrenia, SNET ou Hierophant, e muitos outros que já podem ser contemplados no cartaz dividido por dias. Os ingressos para o SWR 2024 estão disponíveis na loja virtual do SWR Barroselas Metalfest e nos pontos de venda oficiais. Os horários das actuações dos quatro dias podem ser vistos (e estudados ao pormenor) em baixo.