A estreia em Portugal das lendas da música extrema REPULSION é uma das grandes atracções da próxima edição do SWR – BARROSELAS METALFEST, mas já há 20 nomes confirmados no cartaz.
Hoje, terça-feira, dia 15 de Outubro, a SWR_inc junta-se à LOUD! para anunciar os primeiros 20 nomes confirmados para um cartaz que, entre os dias 23 e 26 de Abril de 2025, promete, uma vez mais, não defraudar as expectativas de quem está à espera que o SWR – Barroselas Metalfest seja uma plataforma para ver clássicos e novos valores da música extrema e também dos diversos subgéneros do heavy metal, com a bitola da qualidade cada vez mais elevada.
Deste primeiro lote de confirmações o destaque mais óbvio vai para os REPULSION. Alguém consegue pensar num nome mais adequado para encabeçar um evento com DNA mega brutal no corpo (e na alma) como é o SWR – Barroselas Metalfest? São uma daquelas bandas lendárias e pioneiros, que começam a escassear, e que têm “a cara” do evento chapada de alto a baixo, mas que nunca tinham passado pela irredutível vila minhota ou sequer pelo nosso país.
Pois bem, a situação vai alterar-se no último fim-de-semana de Abril do próximo ano, com estas lendas do extremismo sonoro a estrearem-se, por fim, em solo nacional no palco maior do SWR. Embora sejam relativamente desconhecidos em comparação com outros pesos pesados da mesma geração, os norte-americanos REPULSION tiveram um grande impacto na formação do então emergente grindcore durante o seu apogeu.
Como ilustrado por um único lançamento completo, o incontornável «Horrified», de 1986, o som da banda cai algures entre o proto-grind e uma versão mais desenvolvida do género, sendo que o trio de Flint, no Michigan, foi também dos primeiros a utilizar letras orientadas para o terror, ajudando a iniciar uma tradição que acabaria por descer a profundezas cada vez mais profundas da depravação.
Não menos importante (ou impactante) vai ser o regresso dos deathshers suecos UNLEASHED, que vão retornar finalmente a solo luso depois de quase uma década de ausência e que, com um novo álbum e muitos clássicos na bagagem, prometem mais um concerto brutal — e cheio de energia. Mantendo a já habitual tradição de recuperar nomes clássicos e de culto no underground, em 2025 o SWR – Barroselas Metalfest vai receber também os mutantes noruegueses DØDHEIMSGARD, que, com o surpreendente e encantador «Black Medium Current», assinaram um dos melhores álbuns do ano passado.
Depois, entre alguns regressos e outras tantas estreias, entre a velha e a nova guarda do extremismo sonoro, já está confirmada também uma forte presença internacional no SWR – Barroselas Metalfest, assegurada pelos britânicos HELLRIPPER, pelas lendas norueguesas do avantgarde VED BUENS ENDE, pelos franceses MERRIMACK, pelos norte-americanos BLACK CURSE e BLACK PYRAMID, pelos alemães AHAB, pelos belgas BÜTCHER, pelos finlandeses CONCRETE WINDS, pelos brasileiros TEST, pelos gregos KAWIR, pelos espanhóis NASHGUL, pelos suíços MALPHAS e pelos indianos GODLESS.
Faltando neste momento confirmar ainda mais duas dezenas de bandas, que serão distribuídas por dois palcos, por agora o cartaz da edição de 2025 do mais extremo dos festivais nacionais completa-se com o contingente nacional formado por CORPUS CHRISTII, PHENOCRYST, SACRED SIN e STEELHARMONICS.
Os muito cobiçados X-MAS PACKS, que incluem bilhete para os 3 dias do festival, t-shirt exclusiva, copo e saco , já podem ser adquiridos na loja virtual do SWR – Barroselas Metalfest e vão estar disponíveis em breve nos pontos de venda habituais.