Intitulado «Shining», o novo disco dos mestres finlandeses do death/doom metal SWALLOW THE SUN só vai ser editado em Outubro, mas já temos três temas de avanço para mostrar.
Há pouco mais de um mês, os SWALLOW THE SUN anunciaram o lançamento de um novo LP, intitulado «Shining», em Outubro. Desde essa revelação, a banda finlandesa lançou dois singles de avanço para o disco, «Innocence Was Long Forgotten» e «What I Have Become», sucedidos agora por «MelancHoly», que já pode ser ouvido no player em baixo.
Juha Raivio, guitarrista dos SWALLOW THE SUN, comenta o novo single: “Esta música fala sobre como a melancolia pode ser reconfortante, segura e até um lugar bonito. Mas quando se transforma no seu próprio Deus, irá certamente matá-lo.” O vocalista Mikko Kotamäki, por seu lado, acrescenta: “Ouvi dizer que hoje em dia as pessoas dizem que as canções são grandes e cativantes. Pois bem, a «MelancHoly» é uma canção assim.“
«MelancHoly» sucede a «What I Have Become», que foi disponibilizado nas plataformas de streaming no passado dia 9 de Agosto. Num comunicado à imprensa, o guitarrista e teclista Juha Raivio explicou que o tema aborda um momento profundo de introspeção sóbria capaz de abrir os olhos à realidade, por uma vez que seja, pelo menos.
“A «What I Have Become» fala daquele momento em que olhas profundamente para ti através do espelho e os teus olhos começam a revelar o que a tua alma se transformou… Em vez do que sempre quiseste que ela fosse. A coisa mais difícil é perdoares a ti próprio e romperes esse ciclo”, elabora o músico. Com a promessa de que o álbum levará o ouvinte “através do inferno pessoal e de volta”, este promete ser mais um passo à frente por parte dos SWALLOW THE SUN.
“Após o nosso último álbum, tornou-se claro que escrever mais um álbum assim me mataria“, confessa o guitarrista e teclista dos SWALLOW THE SUN. “Decidi então fazer uma promessa silenciosa a mim mesmo: se alguma vez houvesse música nova, teria de ter um pouco de misericórdia, em vez de me enfiar naquele buraco negro infinito que suga o resto da minha luz e alma. Musicalmente, este álbum brilha como um diamante glacial e possui uma força e um impacto que se assemelham a um murro na cara! Liricamente, aborda como temer a vida eventualmente te matará e como a melancolia pode tornar-se o teu Deus.“
“Queremos agradecer todo o apoio e confiança da Century Media, sem mencionar o nosso prodigioso e talentoso produtor Dan Lancaster, que teve a coragem de saltar diretamente para as águas profundas com esta banda e nos tirar da nossa zona de conforto. Este álbum verdadeiramente se sente como um nascer do sol no céu noturno.”
Recorde-se que, no início de Julho, os SWALLOW THE SUN tinham lançado um novo single, intitulado «Innocence Was Long Forgotten», uma majestosa composição, “onde safiras partidas brilham de olhos caídos, recordando-nos do Éden que deixámos para trás“, pode ler-se num comunicado de imprensa. O tema, que, sabemos agora, faz também parte do alinhamento do novo álbum do grupo, foi gravado por Juho Räihä nos estúdios SoundSpiral Audio, produzido e misturado por Dan Lancaster (famoso pela sua associação a bandas como BRING ME THE HORIZON ou MUSE), sendo posteriormente masterizado pelo reputado Tony Lindgren nos Fascination Street Studios.
“Toda a música nova que escrevemos para os SWALLOW THE SUN soa como uma proverbial adaga de gelo a passar por um coração adormecido. Foi exactamente por isso que quisemos trabalhar com um produtor poderoso, como é o Dan Lancaster, que empurrou essa adaga ainda mais fundo no nosso coração“, dizem os músicos.
Mais de duas décadas de desespero, beleza e desgosto não só moldaram, mas também alimentaram, os SWALLOW THE SUN, que estão hoje entre os mais famosos e bem sucedidos portadores daquela tocha de melancolia tão finlandesa. Ao longo dos anos, a banda acumulou grandes sucessos de vendas e duas improváveis nomeações para os Emma Gaala, o equivalente finlandês aos Grammy Awards americanos.
Formados em Jyväskylä no 2000, os SWALLOW THE SUN têm na bagagem numerosos vídeos musicais aclamados pelos fãs (com mais de 10 milhões de visualizações no YouTube) e continuam a crescer nas plataformas de streaming (acumulando já mais de 50 milhões de reproduções no Spotify), além de terem feito mais de 900 espetáculos nos quatro continentes ao longo dos seus vinte anos de carreira.
Em baixo, podes consultar a capa e o alinhamento completo de «Shining». O disco só vai ser lançado no dia 18 de Outubro, mas as pré-encomendas já estão disponíveis através da loja virtual da Century Media.
01. Innocence Was Long Forgotten | 02. What I Have Become | 03. MelancHoly | 04. Under The Moon & Sun | 05. Kold | 06. November Dust | 07. Velvet Chains | 08. Tonight Pain Believes | 09. Charcoal Sky | 10. Shining