O primeiro avanço para «Songs To Sun» mostra a nova formação dos STONED JESUS a navegar entre sombras existenciais e refrões explosivos.
A viagem mais ambiciosa dos STONED JESUS começa em terreno instável. Com o lançamento do novo single «Shadowland», o trio ucraniano não só antecipa o álbum «Songs To Sun», que será editado a 19 de Setembro pela Season of Mist, como inaugura uma trilogia de discos que promete levar os pioneiros do stoner progressivo até aos confins do rock atmosférico, experimental e emocional.
“Este tema fala sobre encontrar chão firme no meio da instabilidade dos últimos anos”, afirma o vocalista e guitarrista Igor Sydorenko, que, após a dissolução da formação clássica dos STONED JESUS, se apresenta agora acompanhado por dois novos membros: Andrew Rodin, no baixo, e Yurii Ciel, na bateria. É mesmo nessa nova química que reside a força de «Shadowland», tema que, apesar de assombrado pelas dúvidas, avança com groove hipnótico e um refrão orelhudo que apresenta alguns dos momentos mais imediatos e cativantes da carreira da banda.
O vídeo-clip que acompanha o tema sublinha o sentimento de desconforto e deslocação que atravessa o disco. Cenas envoltas em névoa, figuras enigmáticas e uma sensação constante de perseguição tornam «Shadowland» num território quase onírico, onde os demónios interiores se materializam em formas físicas. Mas, mesmo nesse ambiente sombrio, há sempre um impulso de superação, simbolizado pela aceleração final da canção — uma corrida para fora da escuridão, embalada por uma fusão de melodias pop e peso progressivo.
Descrita por Sydorenko como uma mistura entre o grunge melódico dos Alice In Chains, a acessibilidade progressiva dos Mastodon e uma explosão final “completamente diferente de tudo o resto”, o novo single funciona como um cartão de visita para a nova etapa dos STONED JESUS. A própria estrutura da música, que combina riffs envolventes com camadas de teclados góticos e dinâmicas inesperadas, espelha o caos emocional e artístico que serviu de pano de fundo à criação do novo disco.
“Há um sentimento constante de instabilidade que permeia as letras do «Songs To Sun»”, explica o músico. “No entanto, foi precisamente essa experimentação musical que nos deu um alicerce para continuar.” Esses traços de experimentalismo passam, também, pela diversidade de gostos da nova formação — o gosto de Igor pelo prog rock colide e combina com as influências de black metal, hip-hop e folk que Rodin e Ciel trazem para a equação. O resultado é um som multifacetado, que mantém o peso característico dos STONED JESUS, mas abre caminho a novas possibilidades estéticas.
Pese a mudança de membros, há ecos do passado que ressoam em «Shadowland». Os fãs mais atentos reconhecerão certamente apontamentos que remetem para os clássicos «Seven Thunders Roar» e «The Harvest», numa espécie de continuação espiritual que reforça o sentido de identidade da banda. Ainda assim, o single aponta claramente para o futuro, com um refrão poderoso que se cola à memória e uma energia que faz lembrar «Here Come The Robots», um dos maiores sucessos dos STONED JESUS.
«Songs To Sun» marca o primeiro capítulo de uma trilogia que Sydorenko promete ser diversificada e ambiciosa, com cada álbum a representar uma faceta distinta da identidade dos STONED JESUS. “Este disco mostra o nosso lado mais pesado e agressivo”, afiança-nos o músico. O disco já pode ser pré-encomendado e, com a data de lançamento marcada para o dia 19 de Setembro, será, certamente, um momento-chave na evolução de uma das bandas mais inovadoras da cena roqueira da Europa de Leste.

01. New Dawn | 02. Shadowland | 03. Lost In The Rain | 04. Low | 05. See You On The Road | 06. Quicksand















