harwell

[R.I.P.] Faleceu Steve Harwell, o vocalista dos SMASH MOUTH

Harwell, que tinha apenas 56 anos, sofria de insuficiência hepática.

STEVE HARWELL, o cantor dos norte-americanos SMASH MOUTH, faleceu aos 56 anos. Segundo Robert Hayes, o manager da banda, Harwell, que iniciou recentemente cuidados paliativos devido à insuficiência hepática de que padecia, “faleceu de forma pacífica e confortável” na sua casa em Boise, Idaho, hoje, dia 4 de Setembro. O músico sofria também de cardiomiopatia e encefalopatia de Wernicke.

A voz icónica do Steve é uma mais reconhecidas da sua geração“, diz Hayes num comunicado. “O Steve Harwell era um personagem grandioso, subiu ao céu como uma vela romana e deve ser lembrado pelo seu foco inabalável e determinação apaixonada para alcançar o auge do estrelato pop. O facto de ter alcançado esse objetivo quase impossível com uma experiência musical muito limitada torna tudo o que conseguiu ainda mais notável. As suas únicas ferramentas eram o seu charme e carisma irreprimíveis, a sua ambição destemida e imprudente — e os seus cojones enormes. O Steve viveu a vida a 100% e a todo o vapor.

Nascido no dia 9 de Janeiro de 1967, em Santa Clara, na Califórnia, Steven Scott Harwell começou a sua carreira como rapper. O seu primeiro grupo, os FREEDOM OF SPEECH, gravaram uma música, intitulada «Big Black Boots», que lhes rendeu algumas apresentações em rádios locais e proporcionou a Harwell o seu primeiro contrato com um empresário ainda antes de se voltar para o rock alternativo.

Já em 1994, Harwell criou os SMASH MOUTH em parceria com o baterista Kevin Coleman, o guitarrista Greg Camp e o baixista Paul De Lisle. O álbum de estreia do quarteto, «Fush Mu Yang», foi editado em 1997 e conquistou grande reconhecimento comercial graças ao single «Walkin’ On the Sun», que trepou ao segundo lugar da Billboard Hot 100.

Apesar de ter começado a tocar ska punk, com «Astro Lounge», de 1999, a banda inclinou-se mais para a pop e o single «All Star» transformou-se num enorme sucesso – graças em grande parte à sua inclusão na banda-sonora do filme ‘Shrek’, de 2001. Ao longo da sua carreira, Steve Harwell lançou um total de sete álbuns com os SMASH MOUTH e, embora os discos seguintes não tenham conseguido capturar a fusão de ska-pop da mesma forma genial que caracterizou «Fush Mu Yang» e «Astro Lounge», o grupo tornou-se conhecido pelo seu enorme talento para fazer versões, entre as quais se contam rendições de temas originais dos Kinks, Sherman Brothers e Ramones.