STEPHEN O'MALLEY

STEPHEN O’MALLEY, fundador dos SUNN O))), regressa a Portugal para um concerto a solo

Em data única, STEPHEN O’ MALLEY, guitarrista co-fundador dos muito aplaudidos SUNN O))) visita Portugal já no próximo Domingo, dia 30 de Novembro.

Nome incontornável da música experimental e avant-garde dos últimos trinta anos, o norte-americano STEPHEN O’ MALLEY é conhecido mundialmente como elemento fundador dos míticos SUNN O))) e é reverenciado como uma das figuras basilares do drone — em suma, uma das mentes criativas mais importantes e intensas da sua geração.

Nascido em 1974, a sua obra é uma meditação profunda sobre o volume, a textura e a paisagem sonora, explorando os limites da música enquanto experiência física e espiritual. Stephen O’Malley é, ao lado de Greg Anderson, o co-fundador dos SUNN O))), projecto que nasceu em 1998 como um tributo a bandas pioneiras de drone/doom como EARTH. No entanto, a dupla evoluiu rapidamente para algo bem singular, tendo transcendido as fronteiras do metal, sendo aclamados nos círculos da música experimental, noise e avant-garde, com álbuns como «Monoliths & Dimensions» ou «Kannon» a cimentarem o seu estatuto de culto.

Longe do manto e do nevoeiro dos SUNN O))), a carreira a solo e as inúmeras colaborações de Stephen O’Malley revelam a amplitude e a curiosidade do seu trabalho como compositor e multi-instrumentista. Enquanto os SUNN O))) representam a saturação, o trabalho a solo de O’Malley (muitas vezes lançado sob o seu próprio nome) tende a ser mais focado, explorando texturas, harmónicos e a relação entre o silêncio e o som.

Colaborando com músicos como Scott Walker, Jim O’Rourke, Attila Csihar, Kali Malone, Jim O’Rourke, Thruston Moore, Merzbow, Jóhann Jóhannsson, Oren Ambarchi e outros, o músico conseguiu ainda alargar horizontes sonoros à sua música e dos SUNN O))). Foi numa dessas colaborações que o músico esteve presente, com François J. Bonnet, na edição de 2022 do Festival Semibreve, em Braga. Agora, o Sr. O’ Malley volta a solo nacinonal para um concerto na sala Blackbox, também em Braga.

O concerto realiza-se já no próximo Domingo, 30 de Novembro, pelas 21:30, com entrada a 15€, na sala Blackbox, do espaço GNRation de Braga. Este espectáculo conta com o apoio MaisFRANÇA, programa da criação contemporânea francesa em Portugal. É apoiado pelo Institut français Paris e pelos seguintes mecenas: Claude & Sofia Marion Foundation, BNP Paribas, JCDecaux. Os bilhetes estão à venda em https://gnration.bol.pt, estando mais informações disponíveis em www.gnration.pt.