SPOTIFY

SPOTIFY 2023: O disco de rock/metal que roubou o primeiro lugar aos METALLICA

Por incrível que possa parecer, o «72 Seasons» não foi o álbum de rock ou metal editado em 2023 a acumular mais transmissões na infame plataforma de streaming SPOTIFY.

Pois é, para espanto generalizado, o álbum de rock/metal de 2023 com mais streams no Spotify não foi o «72 Seasons», dos METALLICA. Na verdade, a distinção vai para uma banda muito mais nova, que lançou o seu terceiro álbum no ano passado e viralizou completamente, posicionando-se de imediato como um dos próximos grandes nomes da música pesada.

É bem verdade que, quando se trata de estabelecer novos recordes ou liderar estatísticas, geralmente até é uma suposição relativamente justa apostar nos METALLICA seja qual for a categoria em questão. Feitas as contas, o quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich não só é a maior banda de metal de hoje; muito provavelmente é a maior banda de metal de todos os tempos. Como se isso não bastasse, também estão entre os artistas mais bem-sucedidos de toda a história da música.

Embora os gigantes do metal tenham desfrutado de mais um ano muito bem-sucedido, com a edição de um novo LP bastante elogiado e a épica M72 World Tour, não foram os únicos a ter um ano excepcional.

A ascensão dos misteriosos SLEEP TOKEN, cuja carreira explodiu com o lançamento de «Take Me Back To Eden», também dominou o ano passado e, em determinado momento, quatro dos cinco singles de pré-lançamento do álbum ocuparam posições de destaque nas tabelas dos temas mais ouvidos no Spotify, o que certamente ajudou a banda a acumular streams rapidamente e a atingir a primeira posição quando o ano chegou ao fim.

Em baixo, estão reunidos os totais de streaming de «72 Seasons» e «Take Me Back to Eden», assim como onúmero médio de streams que estes álbuns recebem a cada dia desde que foi lançado no Spotify. Como é lógico, estas estatísticas não contam a história completa, uma vez que os fãs podem ter mais inclinação para usar outras plataformas de streaming, mas podem ser vistas como um reflexo do estado da cena de peso actual numa altura em que continuamos a tentar identificar os futuros headliners quando os nossos heróis mais antigos saírem finalmente de cena.

Ouvintes mensais: 3.131.019
Data de lançamento: 19 de Maio de 2023
Primeiro single: «Chokehold» (5 de Janeiro de 2023)
Dias desde o lançamento do álbum: 234
Total de transmissões: 357.324.681
Média total de streams por dia desde o lançamento: 1.527.029

Ouvintes mensais: 24.708.038
Data de lançamento: 14 de Abril de 2023
Primeiro single: «Lux Aeterna» (28 de Novembro de 2022)
Dias desde o lançamento do álbum: 269
Total de transmissões: 227.202.107
Média total de streams por dia desde o lançamento: 844.618