O clássico «Badmotorfinger» foi editado a 8 de Outubro de 1991 e faz hoje 33 anos. Uns meses depois, ao vivo em Seattle, os SOUNDGARDEN estavam literalmente “on fire”.
A 8 de Outubro de 1991, os SOUNDGARDEN lançaram um clássico do heavy metal/rock com o marcante «Badmotorfinger» — um álbum que acabaria por chegar ao topo da Billboard 200 e seria certificado dupla platina. Singles como «Rusty Cage», «Outshined» e «Jesus Christ Pose» reinavam nas playlists radiofónicas da altura, e os vídeos-clips de cada um estavam em rotação frequente na MTV muito graças a uma combinação de registos de actuações incendiárias, um holofote mainstream a brilhar na explosão grunge de Seattle e, claro, ao apelo de Chris Cornell.
Além da voz, toda a aparência perfeita e os cabelos esvoaçantes prestaram-se ao cosplay da crucificação do cantor no clip de «Jesus Christ Pose», um daqueles “malhões” bem pesados que usava imagética cristã e letras provocadoras para atrair ouvintes com uma queda pela transgressão movida a riffs. No player em cima, podes ver os SOUNDGARDEN a tocarem o tema ao vivo no ano seguinte, mais exactamente a 22 de Julho de 1992, em Seattle, como parte do festival Lollapalooza.
É fácil sentir o quão poderosa a faixa é, e porque se destacou num álbum brilhante, com o soco brutal da secção rítmica a chicotear a multidão enquanto Cornell se coloca o epicentro da loucura, braços estendidos, a gritar as letras desafiadoras. Um momento verdadeiramente electrizante.