Depois do sucesso que foi a passada edição do evento, a primeira a ter lugar no novo recinto na Praia da Duna dos Caldeirões, em Âncora, a 11.ª edição do SONICBLAST continua a tomar forma a bom ritmo. Agora, o cartaz acaba de ficar mais preenchido com dezasseis novas confirmações; a saber: THE BLACK ANGELS, THURSTON MOORE GROUP, BOMBINO, DOZER, CRIPPLED BLACK PHOENIX, IMARHAN, HÄLLAS, SCOWL, SPY, SASQUATCH, LOVE GANG, ETRAN DE L’AÏR, MYTHIC SUNSHIP. DANAVA, MIRRON QUEEN e SCATTERBRAINIAC. Estas novas confirmações juntam-se ao primeiro lote de nomes anunciados previamente: OFF!, Acid King, EYEHATEGOD, Kadavar, Earthless, A Place To Bury Strangers, Church of Misery, Elder, Naxatras, Death Valley Girls, Mondo Generator, Frankie And The Witch Fingers, Black Rainbows, Weedpecker, Monarch, Spirit Mother, Acid Mammoth, El Altar Del Holocausto e Kannan.
Dos norte-americanos THE BLACK ANGELS, pouco mais há dizer: são um dos nomes mais fortes do rock psicadélico da actualidade, estão prestes a cumprir vinte anos de existência e durante este período já se transformaram numa das maiores influências do estilo. E por falar em lendas, há lá nome mais mítico no rock alternativo do que o de Thurston Moore? O veterano líder dos SONIC YOUTH, acabadinho de cumprir 65 anos quando pisar o palco do SONICBLAST em Agosto, tem mantido a actividade em pleno desde o fim da sua revolucionária banda e, para além de surpreendentes desvios por outros géneros, tem sido particularmente prolífico na sua produção a solo, onde continua a explorar as franjas desconhecidas do rock como poucos, redefinindo limites como fez durante toda a sua carreira. Também em destaque neste novo anúncio temos os CRIPPLED BLACK PHOENIX, colectivo liderado por Justin Greaves, o ex-IRON MONKEY e ELECTRIC WIZARD que continua em constante reinvenção e em plena ebulição musical, saltitando entre uma panóplia de sons que vão do rock à folk, passando pelo prog, post-rock e experimentalismo a rodos.
A décima edição do SONICBLAST, que aconteceu em Agosto de 2022, foi atípica não só por ser o aguardado regresso do evento à agenda dos festivais de Verão minhotos, após dois anos de paragem, mas também por ter marcado o décimo aniversário do evento e a primeira edição a decorrer num novo recinto. feitas as contas, a edição de 2022 foi festejada em grande sucesso, já que não só contou com uma audiência recorde de 15.000 pessoas ao longo dos três dias, como também com a maior percentagem de sempre de fãs estrangeiros, representando já 60% do público total que passou pela Praia da Duna dos Caldeirões, representado um grande fluxo turístico para a região de Âncora e para Vila Praia de Âncora. Entre esse público estrangeiro, o país mais representado é Espanha, mas com fãs oriundos de todos os cantos do mundo: Austrália, Estados Unidos da América, Brasil, França, Alemanha, entre outros. A Garboyl Lives, produtora e organizadora do evento, considerou a décima edição um sucesso e a continuação de um caminho que tem vindo a ser traçado na última década de crescimento continuado e ao mesmo tempo sustentável. Os bilhetes para a edição de 2023 já se encontram disponíveis aqui. Até ao próximo dia 31 de Maio os passes gerais encontram-se à venda por 85€, aumentando o preço a partir desse mesmo dia.