SONICA EKRANO: Festival de cinema documental exibe filmes sobre a Gilead Media, Lydia Lunch e Tangerine Dream

Está já a decorrer no Barreiro, por iniciativa de A OUT.RA – Associação Cultural (organizadora do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, por exemplo, que há dias completou a sua 18.ª edição), a segunda edição do festival SONICA EKRANO – Cinema Documental e as Músicas das Margens, que irá decorrer até ao próximo dia 29 de Outubro. Dos quinze filmes em apresentação nesta edição, os destaques de interesse mais LOUD!ável vão para os seguintes:

«REVOLUTION OF SOUND: Tangerine Dream», de Margaret Kreuzer
26 outubro
21h00
Biblioteca Municipal do Barreiro
Centrado no líder dos lendários Tangerine Dream, Edgar Froese, falecido em 2015, recheado de imagens inéditas, muitas delas filmadas pelo próprio Froese. Inclui ainda entrevistas com a sua mulher Bianca Froese-Acquaye e vários membros da banda.

«LYDIA LUNCH: The war is never over», de Beth B
28 outubro
21h30
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Um dos nomes mais lendários saídos da cena no wave de Nova Iorque dos anos 70, Lydia Lunch continua ainda hoje a ser uma voz presente, relevante, activista e muito incómoda para alguns. Este documentário traça o seu trabalho ao longo das décadas, dando a conhecer melhor a obra de uma artista maior que já colaborou inclusivamente com artistas como Oxbow, Einsturzende Neubauten, Sonic Youth ou Omar Rodriguez-Lopez (dos At The Drive-In e The Mars Volta).

«A WANDERING PATH: The story of Gilead Media», de Michael Dimmitt
29 outubro
17h30
Cineclube do Barreiro
Recentemente exibido também durante o FDS1 do Amplifest, o documentário de Michael Dimmitt (guitarrista dos Mutilation Rites e Overdose) foca-se em várias vertentes – ao centro, a editora Gilead Media, cujo catálogo tem ganho grande destaque nos últimos anos através de vários lançamentos verdadeiramente revolucionários, mas na sua órbita também ficamos a conhecer melhor o Migration Fest, o seu fundador Adam Bartlett, e as próprias bandas da editora. Nomes como Panopticon, Thou, Emma Ruth Rundle, Krallice, Couch Slut ou Mizmor são intervenientes cruciais do filme, que conta ainda com aparições de membros dos Inter Arma, Neurosis, Enslaved, Blood Incantation ou Wiegedood.

Podes consultar todas as informações e cartaz completo do Sonica Ekrano aqui.