ELECTRIC CALLBOY

Os fãs dos SLIPKNOT especulam sobre uma edição comemorativa do álbum de estreia — e as pistas remetem ao passado mais sombrio da banda.

Os SLIPKNOT voltaram a lançar um novo enigma digital, reacendendo o fascínio que os rodeia desde os primórdios com um novo site misterioso e carregado de simbolismo. Depois de, em 2024, terem lançado o endereço youcantkillme.com como pista para um espectáculo-surpresa na Califórnia — o primeiro da digressão do 25.º aniversário do LP homónimo —, os norte-americanos dão agora um novo passo numa campanha de comunicação críptica que já está a agitar os fãs.

O antigo endereço redireciona agora para um novo domínio: 742617000027.net — uma referência óbvia ao tema instrumental de abertura do álbum homónimo editado em 1999. O site, aparentemente bastante minimalista, apresenta a frase “Worse forwards than backwards” (em tradução livre, “Pior para a frente do que para trás“) e inclui uma caixa de texto com um botão para introduzir uma palavra-passe. Se alguém escrever “slipknot”, surge uma mensagem em tom hostil: “You have nothing to contribute so stay the fuck out”.

No entanto, como notado por fãs no Reddit, há forma de aceder a mais conteúdo. Um utilizador que escreveu “comeplaydying” — frase que consta das edições em digipak de «Slipknot» — desbloqueou uma nova janela com uma mensagem perturbadora: “You are being observed. By continuing, you consent to: Your actions being tracked, Your data being harvested, And your identity being marked for future contact. You also agree to immediate ownership and full responsibility for the contents of the box — should it find you.”

A página desbloqueada contém uma imagem turva, mas reconhecível, da formação da banda na era do disco de estreia para a Roadrunner Records, onde se vislumbram figuras como Joey Jordison e Chris Fehn, membros, entretanto, falecidos ou afastados. A presença de ambos dá uma carga emocional e nostálgica ao mistério. Por baixo da imagem, surge uma contagem decrescente — que terminará no dia 21 de Julho —, acompanhada de uma faixa sonora em fundo.

Como é já habitual nestes casos, as teorias não tardaram a surgir. A mais consensual entre os seguidores da banda é a possibilidade da edição de um box set comemorativo de «Slipknot». A própria estrutura do site, o nome do domínio e o tabulador da página — onde se lê simplesmente “1999” — reforçam essa hipótese.

A banda do Iowa tem estado em digressão desde Abril de 2024, precisamente para assinalar o quarto de século do álbum que os lançou para o estrelato. O mais recente concerto decorreu no passado Domingo, 29 de Junho, no EVILLIVƎ Festival, perante um público fervoroso que presenciou um alinhamento focado no disco de estreia, mas que também reservou algumas surpresas. O único espectáculo anunciado para o resto de 2025, até agora, é no INKcarceration Festival, nos Estados Unidos, ainda este mês.

Resta saber o que será revelado quando o contador chegar a zero — se uma reedição comemorativa, um documentário, ou até uma nova encarnação da banda inspirada na sua era original. Uma coisa é certa: os SLIPKNOT continuam a alimentar o culto em torno da sua estética e do seu legado, mantendo a chama acesa com gestos enigmático e inquietantes. Até 21 de Julho, o mistério adensa-se.