Os SLIPKNOT acabam de anunciar a edição inaugural italiana do seu KNOTFEST, com os ARCHITECTS, AMON AMARTH, I PREVAIL, LORNA SHORE, NOTHING MORE e DESTRAGE a juntarem-se aos mascarados do Iowa a 25 de Junho de 2023, na Arena Parco Nord, em Bologna. A venda de ingressos para o evento começou hoje, quarta-feira, 7 de Dezembro. Desde a sua criação, a marca ‘Knotfest’ acabou por expandir-se um pouco por todo o mundo, com eventos marcantes realizados nos Estados Unidos, Japão, México e Colômbia, bem como uma muito bem sucedida colaboração em 2019 com o festival francês Hellfest, denominada Knotfest Meets Hellfest. O evento transformou-se num dos maiores festivais de rock pesado e metal do mundo, expandindo-se rapidamente aos quatro continentes nos últimos anos. Centenas de milhares de fãs assistiram a estes enormes festivais, que são tão culturais como musicais, misturando rock com hip hop, música do mundo, arte visual, instalações experimentais, e muito, muito mais. Mais informações estão disponíveis aqui.
No início de Novembro, os norte-americanos SLIPKNOT anunciaram uma série de espectáculos na Europa no final da Primavera do próximo ano. O grupo de mascarados de Iowa vai fazer uma mistura de datas como cabeça-de-cartaz e espectáculos em festivais que decorrem em Junho de 2023, incluindo aparições em eventos de grande dimensão como o Nova Rock, na Áustria, o Copenhell, na Dinamarca, e o Graspop Metal Meeting, na Bélgica. Lançado a 30 de Setembro, o mais recente álbum da banda liderada por Corey Taylor, intitulado «The End, So Far», marcou o fim da associação da banda oriunda de Des Moines, no Iowa, à Roadrunner Records, a sua editora de sempre. No passado mês de Fevereiro, durante uma entrevista a uma rádio norte-americana, Corey Taylor já tinha revelado que o novo LP de estúdio estava quase pronto e, mais recentemente, o DJ Sid Wilson, já tinha dado alguns detalhes curiosos sobre o muito aguardado novo disco da banda. Numa entrevista ao Full Metal Jackie, o músico disse que alguns dos temas do álbum foram inspiradas pelo tempo que a banda passou em digressão e revelou ter usado samples de sons de “diferentes luas ao redor de diferentes planetas”.
Com ou sem sons de outras galáxias, a verdade é que poucas bandas deixaram uma marca tão intensa no mundo da música pesada nestas últimas décadas. Desde 1999, a música dos SLIPKNOT tem vindo a agarrar violentamente pela garganta o mundo do metal, quer seja para exigir atenção indivisível, quer seja para dar uma bofetada selvagem aos que os descartaram desde o início. Shawn “Clown” Crahan disse-o várias vezes: “isto não é uma banda, isto é uma cultura“, e tendo em conta a quantidade de músicos que esta gente influenciou desde que apareceu em cena, por esta altura já ninguém pode negar o seu impacto. Aliás, mesmo sem apresentar algo realmente revolucionário, «The End, So Far» consegue canalizar a energia e a raiva que sempre os caracterizaram — o que, a esta altura do campeonato, já é uma enorme vitória. O sucessor de «We Are Not Your Kind», que já data de 2019, foi gravado durante o ano passado com o produtor Joe Barresi.