No dia em que passa mais de uma década desde o trágico desaparecimento de JEFF HAMMENAN, recordamos o último tema que tocou com os SLAYER.
O impacto que Jeff Hanneman teve nos SLAYER não pode ser subestimado e é por isso que recuperamos aqui a sua actuação final com sua banda de sempre, que aconteceu a 23 de Abril de 2011 numa das paragens da digressão Big Four; neste caso em Indigo, no estado natal dos músicos, a Califórnia. Na altura ninguém podia imaginar que esta seria a última actuação do guitarrista com a banda, se bem que já era público que Jeff andava a debater-se já há algum tempo com graves problemas de saúde.
Mesmo assim, ninguém esperava o desfecho trágico que se seguiu, com o músico a afastar-se da banda, a ser substituído por Gary Holt e, eventualmente, a falecer. Na memória fica, lá está, cravado o papel fundamental que teve na criação do som de uma banda que, por esta altura, já conseguiu marcar umas três ou quatro gerações de música extrema.
Citando bandas tão diversas como Iron Maiden, Judas Priest, Led Zeppelin, The Exploited, Verbal Abuse, Black Flag, Dead Kennedys e T.S.O.L. como influências, injectou nas referências da NWOBHM uma veia mais selvagem, mais punk, pontuado por um registo solista que pretendia invocar o Yngwie Malmsteen e o Michael Schenker, dos Scorpions.
Descritos como “descontroladamente caóticos” e “genialmente distorcidos”, os solos de guitarra duplos de Hanneman e Kerry King transformaram-se rapidamente num dos sons de marca dos SLAYER. Nos primeiros álbuns, como no «Hell Awaits» e no «Reign In Blood», num registo marcante, que alternava um estilo mais lamentoso e outro mais demente, que parecia imitar os gritos das vítimas retratadas nas canções. Hanneman contribuiu com letras e música para todos os álbuns dos SLAYER, e formou uma parceria com Tom Araya que ofuscou quase sempre as contribuições criativas de King.
Foi Hanneman que escreveu a música e as letras de canções como «South Of Heaven», «War Ensemble», «Raining Blood» e «Seasons in the Abyss», todas incontornáveis nos alinhamentos dos concertos que deram com, e sem, Jeff. Dizia que o seu álbum favorito dos SLAYER era o «Reign In Blood» e que nunca se tinha casado de tocar as canções icónicos como «Raining Blood» e «Angel Of Death».
E sim, não deixa de ser profético que o último tema que tocou ao vivo com a banda tenha sido exactamente a «Angel Of Death», que podes conferir em baixo. O vídeo foi captado no dia 23 de Abril de 2011, em Indio, na Califórnia, e Jeff participou apenas nos dois últimos tempos do alinhamento.
“O Jeff não devia ter pegado numa guitarra durante seis meses, foi isso que o médico lhe disse“, escreveu a viúva, Kathryn, na legenda de uma publicação numa conta de homenagem no Instagram. “Três meses e três cirurgias que incluíram dois enxertos de pele depois, ali estava ele! Quando o Jeff entrou em palco, acho que não havia uma mão na multidão que não estivesse levantada“.