MEGADETH

MEGADETH: Dirk Verbeuren mostra como se toca a clássica «Mechanix» [drum cam]

Dúvidas restassem, DIRK VERBEUREN, o actual baterista dos MEGADETH, prova novamente que é um dos mais brilhantes bateristas da sua geração.

Dirk Verbeuren, baterista dos MEGADETH, que os nossos leitores também podem conhecer de qualquer uma das suas bandas anteriores, sejam os suecos SOILWORK ou até os injustamente ignorados SCARVE, é uma máquina absoluta atrás do kit. Disso, por esta altura, já não restam grandes dúvidas. No entanto, como que a reforçar essa ideia, temos o vídeo disponível no player em baixo, onde podem ver o músico belga a aniquilar a «Mechanix» durante o concerto que a banda liderada por Dave Mustaine assinou em Buenos Aires, na Argentina, no passado dia 16 de Abril de 2024.

A «Mechanix» foi gravada originalmente pelos MEGADETH, cuja formação era naquela altura composta por MustaineChris Poland, David Ellefson e Gar Samuelson, para o disco de estreia da banda, «Killing Is My Business… And Business Is Good!». O primeiro LP dos thrashers liderados pelo ex-guitarrista dos METALLICA foi lançado a 12 Junho de 1985 pela Combat Records. Uma curiosidade: no início de 1985, a banda recebeu um total de 8.000 dólares da editora para gravar e produzir o disco, mas a quantia acabou por revelar-se insuficiente, com a Combat a ter de desembolsar mais 4.000 dólares. Mesmo assim, Dave e companhia foram forçados a despedir o produtor original e a produzir o álbum sozinhos.

Os MEGADETH foram criados há mais de quatro décadas pelo guitarrista e vocalista Dave Mustaine, que tem sido o único músico permanente e principal compositor dos lendários thrashers californianos. Ao longo da sua carreira bem sólida, o grupo liderado pelo ex-Metallica lançou grandes temas clássicos do género, entre os quais se contam «Peace Sells»«In My Darkest Hour»«Holy Wars… The Punishment Due»«Hangar 18» ou «Symphony Of Destruction», entre muitos, muitos outros.

Os MEGADETH, que regressam a Portugal no Verão, andam na estrada a promover o seu mais recente álbum, intitulado «The Sick, The Dying… And The Dead!», que foi editado a 2 de Setembro de 2022 via UMe. O novo LP das lendas do thrash chegou depois de muitos sustos e tribulações, começando com o frontman Dave Mustaine a ser diagnosticado com um cancro na garganta em 2019. O progresso no longo processo de composição do LP foi interrompido para que o músico se submetesse a tratamento, e Mustaine revelaria que estava 100% livre da doença em Fevereiro de 2020.

Cerca de um mês depois, foi decretada a pandemia global, o que levou a mais atrasos e, eventualmente, o baixista de longa data David Ellefson foi expulso do grupo após um encontro sexual comprometedor se ter tornado público. Mustaine decidiu então substituir as linhas de baixo que já estavam totalmente gravadas, com Steve DiGiorgio, dos TESTAMENT, a regravar as faixas em estúdio. Uns meses depois, os MEGADETH acabariam por recrutar James LoMenzo para ocupar o lugar deixado vago por Ellefson.

«The Sick, The Dying… And The Dead!» vendeu 48.000 unidades equivalentes de álbuns só nos Estados Unidos durante a semana de lançamento, alcançando a terceira posição na Billboard 200 e tornou-se o oitavo álbum dos MEGADETH a entrar no Top 10 da tabela de vendas do outro lado do Atlântico. As entradas anteriores na Billboard 200 aconteceram com «Countdown To Extinction», «Youthanasia», «Cryptic Writings»«United Abominations»«Endgame»«Super Collider» e «Dystopia».