GUANOAPES

Segundo uma actualização recente por parte de Chris Barnes e Jack Owen, as gravações do novo álbum dos SIX FEET UNDER arrancam já em Junho.

Os veteranos do death metal SIX FEET UNDER anunciaram que vão entrar em estúdio já no próximo mês de Junho para iniciarem as gravações do sucessor de «Killing For Revenge», editado em Maio de 2024 pela Metal Blade Records. A revelação foi feita esta terça-feira, 27 de Maio, pelo vocalista Chris Barnes, que partilhou a seguinte mensagem nas redes sociais da banda: “Eu e o Jack Owen já terminámos de escrever o novo álbum dos SIX FEET UNDER. As gravações começam no próximo mês. Mais informações em breve.”

O novo registo dos SIX FEET UNDER marca já o terceiro álbum criado em parceria por Barnes e Owen desde a sua reunião em «Nightmares Of The Decomposed» (2020), uma colaboração particularmente simbólica por juntar novamente dois ex-membros fundadores dos CANNIBAL CORPSE. Em «Killing For Revenge», que contou com produção de Jack Owen, o duo já tinha deixado claro que ainda tinha muito a dizer no universo do death metal, combinando o peso cavernoso das suas raízes com uma produção moderna e cortante.

Originalmente formado como um projecto paralelo por Chris Barnes durante os seus últimos anos nos CANNIBAL CORPSE, os SIX FEET UNDER transformaram-se a sua prioridade total em 1995, ano em que lançaram o álbum de estreia «Haunted». Desde então, a banda tem mantido uma carreira bem prolífica e coesa, mesmo com várias alterações de formação ao longo das décadas. Actualmente, Barnes é o único membro original remanescente, mas o vocalista sublinha que o actual coletivo é, talvez, a encarnação mais sólida e técnica da história da banda.

“O Jeff e o Marco já estão comigo há cerca de dez anos”, afirmou Barnes num comunicado de imprensa divulgado em 2024. “Tenho provavelmente os melhores músicos do metal. Se formos a ver, temos o mesmo número de membros originais que os CANNIBAL CORPSE. O Jeff é um baixista demolidor. O Marco é, muito provavelmente, o melhor baterista que há por aí. O Jack é o melhor compositor com quem já trabalhei nos meus mais de 30 anos de carreira. E o Ray é simplesmente um guitarrista fenomenal, capaz de tocar tudo, do jazz ao death metal. Esta formação é imbatível.”

Além de Barnes e Owen, o grupo conta actualmente com Ray Suhy na guitarra, Jeff Hughell no baixo e Marco Pitruzzella na bateria. Esta secção rítmica de precisão cirúrgica e o dinamismo técnico de Suhy acrescentam uma profundidade notável ao som dos SIX FEET UNDER, que continuam a evoluir sem perderem a brutalidade essencial que os caracteriza.

«Killing For Revenge», o mais recente lançamento do colectivo, foi misturado e masterizado por Chaz Najjar nos estúdios Badlands Recording, em Denver, e destacou-se não só pela intensidade das canções, mas também pela participação especial do reputado guitarrista e produtor Jason Suecof, que colaborou na faixa «Neanderthal». Agora, com um novo disco prestes a entrar em fase de gravação, as expectativas são elevadas para saber até onde os SIX FEET UNDER vão levar a sua sonoridade nesta próxima investida.