SIX FEET UNDER

SIX FEET UNDER: Novo tema, «When The Moon Goes Down In Blood», já disponível [streaming]

CHRIS BARNES, os seus SIX FEET UNDER e um compêndio de histórias horrorosas sobre vingança.

Os veteranos do death metal SIX FEET UNDER lançaram seu novo álbum de estúdio, intitulado «Killing For Revenge», hoje, dia 10 de Maio pela Metal Blade Records. Para celebrar, a banda norte-americana lançou um terceiro single de avanço para este muito aguardado sucessor do LP «Nightmares Of The Decomposed», de 2020. O novo petardo, intitulado «When The Moon Goes Down In Blood», já pode ser escutado no player em baixo.

Acho que todas as músicas do álbum tratam, de uma forma ou outra, de vingança“, diz o lendário Chris Barnes. “Foi por isso que decidi chamar ao álbum «Killing For Revenge». Cada música tem isso como um tema, seja homem contra homem ou natureza contra homem. Há um tema central macabro e é mais directo no que diz respeito às letras. O tom do enredo é realmente muito mais horroroso e, de modo geral, sobre matar pessoas..”

Jack Owen, o guitarrista dos SIX FEET UNDER, acrescenta: “Esta foi a última música escrita para o álbum. O Chris sugeriu algo do ‘início dos anos 1990’. Criei batidas que lembram os primeiros dos Immolation ou Suffocation, onde o andamento estava em algum lugar entre uma batida thrash e um blastbeat. Escrevi a música muito rapidamente e, depois, enviei-a ao Chris e ele adorou.”

Recorde-se que, durante os últimos meses, a banda já tinha revelado dois temas de avanço, começando logo com «Know-Nothing Ingrate», primeiro aperitivo para o novo álbum. “Esta canção foi escrita no início do processo de composição“, explicou na altura Jack Owen. “O objectivo era manter a agressividade de uma música anterior dos Six Feet Under como a «Amputator», por isso o que fiz foi criar algo ao estilo dos primeiros discos dos Dark Angel ou Kreator, que tinham sempre batidas muito fixes.

Liricamente, tentei criar uma frase que encaixasse na parte final e, quando cheguei a ‘know nothing Ingrate’, a letra escreveu-se sozinha. É sobre todos esses trolls online que expressam as suas críticas incultas e desnecessariamente rancorosas em relação à a produção de qualquer artista. Vocês têm direito a terem as vossas opiniões, e eu tenho direito à minha.

Desde os momentos de abertura do tema, que dá também início ao álbum, fica imediatamente claro que os SIX FEET UNDER concentraram toda a sua energia na criação de algo tão brutal e visceral quanto se poderia esperar da banda oriunda de Tampa, com o “grunhidor” Chris Barnes a criar imagens que podem dar origem a pesadelos. “Escolhi o título «Killing For Revenge» depois de terminarmos todo o processo de escrita“, explica Barnes. “Foi nessa altura que percebi que todas as letras e histórias tinham um tema comum: a vingança. O título do álbum descreve perfeitamente o fluxo das histórias nas letras.

«Killing For Revenge» marca o segundo disco dos SIX FEET UNDER que Chris Barnes e o guitarrista Jack Owen (ambos ex-CANNIBAL CORPSE) criaram juntos desde que se reuniram para o «Nightmares Of The Decomposed», de 2020. Owen também produziu «Killing For Revenge». “Trabalhámos muito bem juntos nos Cannibal Corpse”, lembra Barnes. “Adoro-o como amigo e músico, por isso estou muito confortável a dar-lhe as rédeas porque tenho um grande respeito por ele como artista.

A arte da capa de «Killing For Revenge», que pode ser vista em baixo, foi criada pelo muito talentoso Vincent Locke, renomado artista cuja arte gráfica, e muitas vezes controversa, se tornou sinónimo da identidade visual do death metal nos 90s, principalmente através da sua colaboração de longa data com os veteranos CANNIBAL CORPSE, de que Chris Barnes foi vocalista de 1988 a 1995.

01. Know-Nothing Ingrate | 02. Accomplice To Evil Deeds | 03. Ascension | 04. When The Moon Goes Down In Blood | 05. Hostility Against Mankind | 06. Compulsive | 07. Fit Of Carnage |
08. Neanderthal | 09. Judgement Day | 10. Bestial Savagery | 11. Mass Casualty Murdercide |
12. Spoils Of War | 13. Hair Of The Dog