SEVENTH STORM

SEVENTH STORM na primeira parte do concerto dos PARADISE LOST em Lisboa

No próximo dia 16 de Dezembro, na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, os SEVENTH STORM dão o passo seguinte na sua escalada de sucesso com um dos slots de abertura mais ambicionados de 2023.

Os SEVENTH STORM vão assegurar a primeira parte do muito aguardado espectáculo de regresso dos PARADISE LOST a Portugal. Com o muito aplaudido álbum de estreia «Maledictus» ainda a dar que falar, a 16 de Dezembro, os músicos liderados pelo carismático Mike Gaspar sobem ao palco da Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, e juntam-se às lendas britânicas do metal gótico para uma noite muito especial, em que se celebram três décadas do clássico «Icon».

Se 2022 ficou marcado pela edição de «Maledictus», que fez uma fulgurante entrada directa para o #2 da tabela de vendas nacional, e pela estreia em palco perante uma plateia esgotada e totalmente rendida a temas como «Saudade», «Haunted Sea» ou «Gods Of Babylon», 2023 promete ser o ano da afirmação para os SEVENTH STORM.

Solidamente apoiado no seu álbum de estreia, o quinteto formado por Mike Gaspar na bateria, Rez na voz, Ben Stockwell e Josh Riot nas guitarras e Butch Cid no baixo tem passado os últimos meses a correr o país de lés a lés, assinando actuações demolidoras e recolhendo elogios rasgados. No próximo dia 16 de Dezembro, na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, o passo seguinte da sólida escalada de sucesso dos SEVENTH STORM materializa-se num dos slots de abertura mais ambicionados de 2023.

Os PARADISE LOST vão embarcar na ‘Embers Of Europe Tour 2023’ durante o Outono de 2023, com a rota a levá-los numa longa viagem pelo Velho Continente para uma série de actuações que prometem ser memoráveis. Esta que é a muito antecipada rota celebratória do 30º aniversário do incontornável álbum «Icon», chega a Portugal a 16 de Dezembro, para uma data única na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa.

Originalmente gravado entre Junho e Julho de 1993, nos Jacob Studios e nos Townhouse Studios, no Reino Unido, o quarto longa-duração dos PARADISE LOST foi produzido pelo reputado Simon Efemey e editado pela Music For Nations a 28 de Setembro desse ano. Precedido por «Shades Of God», que tinha expandido muito ligeiramente o doom/death metal de influência gótica e os estabeleceu como uma das melhores bandas do género, o «Icon» afirmou-se como um proverbial salto de fé.

Com o grupo a ensaiar um afastamento do som explorado nos primeiros discos, neste que foi o último registo com Matt Archer na bateria, Nick Holmes abandonou o seu característico grunhido para adoptar um estilo mais limpo e a dupla Gregor Mackintosh/Aaron Aedy aprimorou ainda mais o estilo único que sempre a caracterizou, uma excelente interação entre os riffs esmagadores de Aedy e as melodias tristes de Mackintosh.

Mais que tudo isso; no «Icon», os PARADISE LOST afirmam-se de uma vez por todas como excelentes compositores – se a «Embers Fire» não é a melhor música de gothic metal de todos os tempos, é porque é a «True Belief». Resultado, há três décadas, estes britânicos já serviam momentos de brilhantismo que nunca foram superados. Os bilhetes para o concerto custam 28€, à venda nos locais habituais e através da Ticketline e da MEO Blueticket.