SERJ TANKIAN, o cantor dos SYSTEM OF A DOWN, fez uma tentativa de definir o nü-metal que, para ele , será “provavelmente um baixo com afinação grave, um tempo também lento, um metal negro, com origem em Los Angeles no princípio do século”.
É verdade, já passou mais de década e meia sobre a edição de «Mesmerize» e «Hypnotize», os dois mais recentes álbuns dos cinco que os SYSTEM OF A DOWN gravaram até hoje. A solo, é mesmo o vocalista Serj Tankian que se tem revelado o mais prolífico, seguido de perto por John Dolmayan, o baterista. Neste tempo, o que realmente tem trazido os elementos do grupo para as primeiras páginas passa pelas eternas disputas internas, que atrasam a, há muito anunciada e adiada, reunião, e as polémicas criadas aqui e ali.
Recentemente, Tankian aproveitou uma conversa com a revista Revolver, que pode ser vista na íntegra em baix, onde abordou uma série de tópicos relacionados com o grupo. Entre eles, fez uma tentativa de definir o nü-metal que, para o vocalista, será “provavelmente um baixo com afinação grave, um tempo também lento, um metal negro, com origem em Los Angeles no princípio do século”.
Ainda de acordo com o cantor, “os Tool, Rage Against The Machine, Korn, Deftones, esse tipo de combinação de bandas, quase sempre da área de Los Angeles, foram os mais pesados e vistas pelos seus pares quando surgiam na época… Estas foram algumas das bandas que realmente mudaram o som, a cena e aquilo que estava a surgir” quando os SYSTEM OF A DOWN iniciaram a carreira, diz o frontman.
Os mais atentos certamente que terão percebido como o passado surge nebuloso para Serj Tankian uma vez que muitas das bandas referidas já existiam bem antes do ano 2000. Na realidade, quase todas surgiram na primeira metade dos anos 90. Aparentemente a idade não perdoa, nem mesmo a Serj Tankian.