Os SLIPKNOT andam a trocar as voltas aos fãs! O que, verdade seja dita, não é grande novidade. Ontem, quarta-feira, 7 de Junho, sem que nada o fizesse prever, a instituição metaleira do Iowa anunciou ter-se separado do seu teclista e samplista de longa data, o enigmático Craig Jones, que já fazia parte do colectivo há 27 anos. “Para os nossos fãs, os Slipknot anunciam que se separaram do Craig Jones. Desejamos-lhe tudo de bom para o futuro“, podia ler-se numa nota breve. Jones tocou nos SLIPKNOT de 1996 até aos dias actuais, e participou em todos os lançamentos da banda desde o álbum homónimo de 1999 até «The End, So Far».Umas escassas horas depois, os músicos deram início à sua digressão europeia de Verão no festival Nova Rock, na Áustria, com uma pessoa não identificada a surgir em palco no lugar atrás do teclado. No entanto, apenas uma hora após terem feito o anúncio da separação, apagaram as publicações originais das redes sociais sem qualquer explicação e, no seu lugar, partilharam uma foto de um misterioso mascarado — que, presumivelmente, será o novo elemento que se juntou a eles no Nova Rock. Sem legenda, sem nada.
Pouco depois, a conta oficial do Knotfest no Instagram foi actualizada com a mesma fotografia, desta vez com uma legenda simples, mas sugestiva: “Após o anúncio de que a banda se separou do Craig Jones, os Slipknot partilharam a imagem de uma nova pessoa mascarada.” O mais lógico aqui seria pensarmos que o grupo contratou rapidamente um novo elemento após a saída de Jones, mas também não será descabido cogitar que o teclista continua no grupo, mas tem uma nova máscara. “Se a minha teoria for verdadeira, então acho que é absolutamente genial”, escreveu jtaut, um fã dos SLIPKNOT, no Instagram. “O Craig sempre foi o membro silencioso e esquecido da banda, por isso não haveria melhor maneira de chamar a atenção para ele fabricando um divertido golpe publicitário que também beneficia toda a banda e os seus próximos novos projetos.” Pois, é complicado, mas a verdade é que há definitivamente mesmo algo a acontecer. E as fotografias do concerto de ontem em Nickelsdorf, mostram que o novo elemento/Craig Jones com a sua máscara nova (excluir onde for apropriado) já tomou o seu lugar no palco.
Recorde-se que os SLIPKNOT são uma das principais atracções do EVIL LIVE FESTIVAL, que decorre nos dias 28 e 29 de Junho de 2023, na Altice Arena. A segunda noite do evento faz adivinhar mais uma actuação para ficar na memória por parte dos SLIPKNOT, com os colossos do Iowa a trazerem pela primeira vez ao nosso país os temas do seu mais recente álbum, «The End, So Far», assim como todos os hinos que, uma e outra vez, fazem o gáudio absoluto dos fãs do colectivo. Liderados por Corey Taylor, os SLIPKNOT são um dos nomes mais icónicos e bem sucedidos da vaga de metal que, durante a segunda metade da década de 90, tomou de assalto o cenário da música pesada. Surgidos no final do séc. XX a partir de Des Moines, os nove mascarados estabeleceram- se como uma das propostas mais enigmáticas e provocadoras da era moderna da música extrema. Ao longo das últimas duas décadas cresceram, transformaram-se num autêntico fenómeno de popularidade à escala mundial e extrapolaram quaisquer rótulos estanques. Pelo caminho, foram nomeados para dez Grammy Awards (vencendo o galardão em 2006 com «Before I Forget»), já arrecadaram 13 discos de platina e 44 de ouro e contam mais de 3 biliões de visualizações do YouTube até ao momento. Os bilhetes já estão disponíveis aqui e nos locais habituais.