Será que alguma banda foi injustamente excluída do ‘Big Four’ do thrash?

Numa nova entrevista com a Ultimate Guitar, Scott Ian, o guitarrista dos ANTHRAX, foi questionado sobre se acha que alguma banda foi “excluída injustamente” do chamado Big Four do thrash dos anos 80. Como se sabe, os METALLICA, SLAYER, MEGADETH e ANTHRAX são habitualmente vistos como os grupos dominantes saídos desse movimento, sendo que foram de facto os quatro que ajudaram, pelo menos de forma mais notória, a levar o género para o mainstream. Algo na defensiva, convenhamos, Ian respondeu: Bem, eu não entendo bem essa pergunta. Ninguém foi ‘injustamente’ colocado fora de nada.

Os Metallica não se sentaram, tomaram uma decisão e disseram que estas eram as bandas que escolhiam para estar ao lado deles“, elabora o músico norte-americano.Não foi bem assim que funcionou. Big Four foi apenas um rótulo criado pela imprensa, para chamar as essas quatro bandas as maiores quatro bandas do thrash. Quando alguém diz ‘injustificadamente’ deixado de fora, devo dizer que tenho um problema com isso, porque faz parecer que os Metallica excluiram alguém propositadamente… E o título Big Four não tem nada a ver com os Metallica, ou qualquer um dos nós — esse foi apenas um título que a imprensa nos deu”.

Adoptando uma postura ligeiramente diferente, Dave Mustaine, o estratega dos MEGADETH, disse numa entrevista de 2013 que os EXODUS “provavelmente” deveriam ter sido incluídos se os “quatro grandes” fossem expandidos e considerados os “cinco grandes, “porque não havia ninguém na época que tivesse esse tipo de atracção ou sequer importância na comunidade do metal“. Kirk Hammet, dos METALLICA, também ecoou esse sentimento em conversa com a Metal Hammer, dizendo que “nos anos 80 os Exodus tiveram uma série de problemas, mas continuo a achar que o «Bonded By Blood» é tão bom quanto o «Kill’ Em All»“.