SAXON

SAXON: O heavy metal voltou ao mainstream? BIFF BYFORD parece achar que sim

“Neste momento, estamos todos a navegar uma espécie de onda que parece boa para quem toca este tipo de música”, revela o cantor dos SAXON.

As lendas britânicas do heavy metal SAXON lançaram o seu 24.º álbum de estúdio, intitulado «Hell, Fire And Damnation», ontem, dia 19 de Janeiro de 2024 via Silver Lining Music, e estão a passar por um bom momento da sua carreira. Numa conversa recente com o site Metal Pilgrim, Biff Byford, cantor da banda, abordou diversos assuntos; entre eles, o estado actual do heavy metal. “Acho que, nos últimos anos, tem havido um ressurgimento massivo do metal junto do mainstream, especialmente dos sons reminiscentes da New Wave Of British Heavy Metal”, começou por revelar.

Portanto, sim, diria que, neste momento, estamos todos a navegar uma espécie de onda que parece boa para quem toca este tipo de música. Há imensas bandas novas a surgir, como as Burning Witches e coisas assim, e estão a sair-se muito bem”, continuou o timoneiro dos SAXON.

“Agora, só espero que possam criar um «The Number Of The Beast», um «Wheels Of Steel» ou «Crusader», um disco que os leve à estratosfera. É disso que precisam. Se conseguem fazer algo desse género hoje em dia, não sei. Antigamente, tudo se resumia a conseguir um contrato de gravação… Actualmente, tudo se resume a conseguir um milhão de visualizações no Instagram, o que é mais ou menos o mesmo. Ainda estamos a falar de promoção.

Produzido por Andy Sneap em colaboração com Byford, com Sneap a tratar da mistura e masterização, a novidade «Hell, Fire And Damnation» transita entre a força do heavy metal moderno e a tradição muito irreverente da New Wave Of British Heavy Metal criada pelos SAXON.

Acho que este álbum é um dos melhores que o Andy fez em termos de som, e ele já fez muitos álbuns“, declara o cantor dos SAXON. “Tem um som muito cru e vibrante… Se comprimirmos o tempo total que levámos para fazer este álbum, foram no máximo quatro semanas. Ouve-se tudo perfeitamente, não há absolutamente nada que seja complicado, não há nada comprimido demais. Os sons das guitarras são incríveis e crus… E nós não fizemos muitos overdubs, limitámo-nos a tocar.

De resto, 2024 promete ser um óptimo ano para os SAXON, com uma digressão europeia já confirmada ao lado dos JUDAS PRIEST e URIAH HEEPque tem um total de quatro datas já confirmadas em Espanha. Em baixo, já podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Hell, Fire And Damnation».