Em Fevereiro de 2024, os lendários SAMAEL imortalizam uma abordagem ainda mais crua e vibrante a um dos títulos mais originais do metal extremo da década de 90.
A banda suíça de black metal industrial SAMAEL vai editar um novo álbum ao vivo, intitulado «Passage – Live», no dia 16 de Fevereiro de 2024, pela Napalm Records. Gravado durante a Passage 25th Anniversary Tour, o álbum apresenta uma abordagem crua e vibrante ao influente lançamento de 1996. Para assinalar o anúncio, o grupo partilhou um vídeo-clip ao vivo para a clássica «Jupiterian Vibe», que pode ser visto no player em baixo.
“«Jupiterian Vibe Live» é o primeiro single de avanço para o nosso próximo álbum, «Passage – Live». Esta é uma canção que assenta numa mistura potente de riffs de guitarra pesados e num ritmo paquidérmico… O som tribal da percussão, misturado com os samples industriais, estabelecem a base de um dos nossos temas mais reverenciados“, elaborada Vorph, o guitarrista, vocalista e timoneiro dos SAMAEL num comunicado de imprensa.
“A mistura de metal, industrial e música electrónica que é a nossa marca registada há quase três décadas começou com a tomar forma no «Passage»“, continua o músico. “Esse disco foi quase o marco zero para nós, e estamos muito satisfeitos por termos esta oportunidade oferecer uma abordagem nova a estes temas e dar vida ao álbum, tanto para o nosso público de longa data como para aqueles que descobriram a banda recentemente.” As pré-encomendas de «Passage – Live» nos formatos físicos já estão disponíveis através da loja virtual da Napalm Records.
Criados no final dos anos 80, os suíços SAMAEL foram uma das bandas underground mais marcantes na viragem para os 90s e, a partir do black/death metal que os tornou populares no circuito do tape trading, transformaram-se numa das mais ousadas e ecléticas propostas sónicas da sua geração. Inspirados a revolucionarem o seu som introduzindo elementos industriais, electrónicos e góticos na sua fundação formativa, após a edição dos muitos aplaudidos «Worship Him» e «Blood Ritual», os músicos juntaram-se ao aclamado produtor Waldemar Sorychta e apresentaram o seu esforço mais realizado e distinto até à data.
O impressionante «Ceremony Of Opposites» mostrou os SAMAEL a explorarem atmosferas ainda mais malignas e melodias de teclado para criarem aquilo a que os próprios apropriadamente chamaram “operetas macabras”. Com a fasquia bastante mais elevada, para a gravação do longa-duração seguinte, o definidor «Passage», Xy assumiu as funções de teclista e programador, com a mistura muito pouco convencional da brutalidade do black/death metal com sons góticos e industriais a resultar num dos títulos mais originais do metal extremo da década.
01. Passage | 02. Rain | 03. Shining Kingdom | 04. Angel’s Decay | 05. My Saviour | 06. Jupiterian Vibe | 07. The Ones Who Came Before | 08. Liquid Soul Dimension | 09. Moonskin | 10. Born Under Saturn | 11. Chosen Race | 12. A Man In Your Head